Terra e Paixão é a nova novela das 21h da Globo, que vai retratar o meio rural no Centro-Oeste do Brasil. Escrita por Walcyr Carrasco, a trama que estreia no dia 8 de maio, é ambientada no estado de Mato Grosso do Sul e apresenta uma cidade que vive do agronegócio.
No cenário, lavouras de grãos por pivô central, máquinas agrícolas, além de agricultura familiar, cooperativa, relação com povos indígenas, combinados com dose de amor, paixão e suspense.
A novela, segundo o diretor Luiz Henrique Rios tem um plano de fundo interiorano, que é revelado na região de Dourados (MS). As cenas serão embaladas por música caipira e sertaneja, clássicos que foram regravados para sonorizar a produção.
Terra e Paixão: trama e elenco
A trama de Terra e Paixão se passa na cidade fictícia de Nova Primavera com a família La Selva como eixo central da história. O maior proprietário de terras da região é Antônio La Selva, interpretado por Tony Ramos, que terá um papel autoritário, crítico e perigoso.
Cauã Reymond viverá o papel de Caio, filho primogênito da primeira esposa falecida de Antônio, que agora é casado com Irene (Gloria Pires) e pai de mais dois filhos, Daniel (Johnny Massaro) e Petra (Debora Ozório).
A história tratará o tema de sucessão rural, onde Irene tenta fazer a cabeça do marido para que um dos filhos assuma os negócios da fazenda no futuro, mas o enteado Caio é quem possui conhecimentos sobre o campo e acompanha toda a produção agrícola.
Conflito de terras
Antônio (Tony Ramos) é o vilão da novela, que busca tomar as terras de Aline, protagonista da novela interpretado pela atriz Barbara Reis, que foram desmembradas da sua propriedade há alguns anos. A propriedade possui água em abundância e grande valor.
Nos primeiros capítulos, se desenrola um conflito, em que Caio salva Aline e seu filho pequeno de morrerem quando a propriedade dela é invadida, a mando de Antônio. Samuel, o marido de Aline morre durante essa disputa de terras.
Do encontro conturbado com Aline, Caio se apaixona pela moça e com ela compartilha o conhecimento sobre agricultura. Aline é uma jovem forte e determinada em trabalhar na propriedade para honrar a memória do falecido marido, onde começa a produzir grãos, o que vai gerar mais conflitos com Antônio La Selva.