O agrião da terra é uma planta de origem do continente asiático e europeu, mas que pode ser cultivada em qualquer lugar do mundo, desde que seja cultivada de maneira adequada.
Quando floresce, esta planta é capaz de atingir de 30 a 90 centímetros de altura, mas durante seu período útil de cultivo geralmente não ultrapassa os 15 centímetros de altura.
Veja como plantar agrião
O cultivo do agrião deve ser feito preferencialmente em solo que seja fértil, rico em matéria orgânica e com irrigação regular e em sol pleno. A germinação do agrião da terra é irregular e as sementes podem germinar em menos de uma semana, mas também podem permanecer dormentes por um longo período.
O plantio pode ser realizado tanto em canteiros ou sementeiras, que ele irá desenvolver bem. O espaço entre as sementes podem ser de 10 a 20 centímetros entre as plantas. Ele ainda pode ser facilmente cultivado em vasos e jardineiras.
O tempo de colheita após o plantio é de aproximadamente 60 dias se for cultivada no verão e 80 dias se for cultivada no inverno.
As folhas de agrião podem ser consumidas de modo geral, tanto em saladas, sopas, sanduíches e refogados.
Benefícios do agrião
O agrião faz parte da família Brassicaceae de vegetais, que também inclui a couve, a couve-de-bruxelas e o repolho. Esse alimento muito saudável já foi considerado uma erva-daninha tendo sido cultivado pela primeira vez no Reino Unido, no início de 1800.
Com poucas calorias e muitos nutrientes, o agrião é rico em vitamina K além de ser uma vitamina lipossolúvel necessária para a coagulação do sangue e ossos saudáveis.
- Feira do agronegócio: Tecnoshow 2024 inicia em Rio Verde com inovações e serviços para o agro
O agrião também contém vitamina E, tiamina, riboflavina, vitamina B6, ácido, magnésio, potássio, sódio e cobre.
Conheça todos os benefícios do agrião:
- Reduz o risco de câncer
- Previne osteoporose
- Faz bem para a imunidade
- Auxilia na perda de peso
- Reduz o colesterol
- Protege a saúde dos olhos