Até setembro de 2023, o Brasil conquistou 51 novos mercados para exportações de produtos agropecuários, em cinco continentes, segundo dados do Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa).
A participação do setor nas exportações do país chegou a passar da metade em 2023, com destaque para grãos, carnes, celulose, açúcar. O Brasil deve bater recordes de comercialização externa de produtos agro em 2023, com expectativa de ser o melhor ano da história.
![Brasil abre 51 novos mercados para exportações do agro em 2023 2 Com 51 novos mercados abertos, Brasil diversifica exportações do agro para o mundo.](https://agro2.com.br/wp-content/uploads/2023/10/com-51-novos-mercados-abertos-Brasil-diversifica-exportacoes-do-agro-para-o-mundo.jpg)
Exportações de produtos agro
O Mapa intermediou negociações com as Américas (Argentina, Canadá, México, República Dominicana, Uruguai, Equador, Colômbia, Chile e Panamá), conquistando 22 mercados.
Na Ásia, 14 mercados foram abertos para os produtos do agro brasleiro, nos países Indonésia, Singapura, China, Índia, Malásia, Armênia, Cazaquistão e Quirguistão.
No continente africano, sete produtos passaram a ser comercializados para Egito, Argélia, Angola e África do Sul. Já na Europa, dois produtos vão ser exportados para Rússia e Belarus.
Na Oceania, quatro mercados foram abertos para Polinésia Francesa, Nova Caledônia e Vanuatu. E no Oriente Médio (Israel e Arábia Saudita), mais dois itens serão exportados.
![Brasil abre 51 novos mercados para exportações do agro em 2023 3 Destaque para grãos, carnes, celulose, açúcar.](https://agro2.com.br/wp-content/uploads/2023/10/destaque-para-graos-carnes-celulose-acucar.jpg)
Abertura de novos mercados para produtos agro
As aberturas de mercados são resultado de transações bilaterais que concluem no acordo dos requisitos de sanidade a serem atestados e do certificado do ponto de vista sanitário, fitossanitário ou veterinário, que passará a ser aceito pelo país importador nos pontos de entrada da mercadoria.
Ainda há um trabalho de preparação do produtor e do exportador para atender às demandas de cada um desses novos parceiros, além do desenvolvimento de atividades de promoção comercial e de divulgação dos produtos agropecuários brasileiros.
De acordo com a análise da Secretaria de Comércio e Relações Internacionais (SCRI/ Mapa), entre os principais mercados alcançados destacam-se a comercialização para as carnes bovina e suína brasileiras para o México e a República Dominicana.
As exportações brasileiras do agronegócio subiram 6,6% em agosto deste ano, no comparativo ao mesmo mês do ano passado, atingindo US$ 15,63 bilhões. O valor correspondeu a 50,4% do total exportado pelo Brasil.