Equipes técnicas do Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa), do Ministério do Desenvolvimento Agrário e Agricultura Familiar (MDA) se reúnem nesta segunda-feira (2/10) com o ministro da Fazenda, Fernando Haddad, para discutir medidas tributárias para aumentar a competitividade da cadeia produtiva do leite no Brasil.
De acordo com o ministro do Mapa, Carlos Fávaro, o setor é importante para a economia brasileira e equipes estão trabalhando para dar uma resposta efetiva para o setor.
Cadeia produtiva do leite brasileira
Desde os decretos de 2022 que facilitaram a importação de leite e seus derivados, a cadeia produtiva do leite vem enfrentando uma situação de emergência neste ano. O Governo Federal tomou várias medidas desde junho para abordar essa questão.
Primeiramente, houve a revogação das medidas através de um esforço da Câmara de Comércio Exterior (Camex), juntamente com a intensificação da fiscalização de práticas ilegais, como a triangulação de produtos vindos de fora do Mercosul para o Brasil.
Além disso, o Mapa apresentou uma proposta de subvenção econômica aos produtores de leite. Além disso, a Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) está adquirindo leite em pó por meio de uma chamada pública que encerra em breve, o que envolve comprar até R$ 100 milhões do produto para distribuição nas redes de assistência social.
Segundo o secretário-executivo do Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços, Márcio Elias Rosa, as alterações aumentaram significativamente de cerca de 5 toneladas para 14 toneladas desde agosto do ano passado.
No entanto, desde junho, o Brasil tem registrado quedas expressivas nas importações, em torno de 25%, devido às medidas urgentes adotadas pelo governo federal.
- Entretenimento: Conheça os 10 melhores filmes de faroeste para assistir em casa
Fávaro destacou que a relação comercial com o Mercosul é benéfica para o Brasil, mas ressaltou que o governo está monitorando todas as ações dentro das regras para evitar mais prejuízos aos produtores de leite.