O governo federal institui um novo comitê interministerial voltado à definição de estratégias econômicas e comerciais frente a decisões internacionais que afetem o Brasil.
O grupo será responsável por coordenar medidas de proteção à economia nacional e será formado a partir da regulamentação da Lei de Reciprocidade Econômica (Lei 15.122/25).
Comitê interministerial para medidas econômicas

A criação do grupo ocorre após o anúncio do presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, de que passará a aplicar uma tarifa de 50% sobre todos os produtos brasileiros importados a partir de 1º de agosto.
Diante disso, o comitê começa seus trabalhos ouvindo representantes de diferentes setores da economia. Duas reuniões estão previstas já para esta terça-feira (15), com representantes da indústria e do agronegócio.
Desde março, interlocuções entre os dois países vêm sendo conduzidas por representantes do Brasil. Em videoconferência com autoridades do governo norte-americano, foram abordadas questões relacionadas à política tarifária dos EUA.

Participaram dessas tratativas o vice-presidente brasileiro, representantes do Itamaraty e equipes técnicas dos ministérios envolvidos.
Internamente, o governo também tem mantido contato com representantes do setor produtivo para avaliar impactos e alternativas. A proposta é identificar caminhos que ajudem a preservar a competitividade das empresas brasileiras e garantir equilíbrio nas relações comerciais internacionais.
A Lei de Reciprocidade Econômica foi aprovada pelo Congresso Nacional em abril, após tramitar como PL 2088/2023. O decreto de regulamentação deve ser publicado até o dia 15 de julho.