O curso gratuito ‘O Mundo Islâmico’ vai debater a o comércio de produtos agropecuários e a relação entre o Brasil e os países mulçumanos, além do potencial de crescimento principalmente no setor do agronegócio.
A 4ª edição do curso é promovido pela Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA) e a Federação das Associações Muçulmanas do Brasil (FAMBRAS). A iniciativa tem apoio da FAMBRAS Halal, Internacional Halal Academy, Câmara de Comércio Árabe-Brasileira (CCAB), Instituto Brasil Logística (IBL) e Instituto Brasileiro de Desenvolvimento de Relações Empresariais Internacionais (Ibrei).
Comércio agropecuário para o Mundo Islâmico
O Curso Mundo Islâmico busca aprimorar a prática empresarial do setor produtivo brasileiro para as relações de comércio internacional, com oportunidades em importação e exportação, envolvendo o perfil dos consumidores muçulmanos, que hoje já são 1,9 bilhão de pessoas. Até 2060 é estimado que a cada três pessoas, uma seja muçulmana.
O conteúdo é dividido em quatro módulos com total de 12 aulas. O primeiro abordará “O consumidor do mundo islâmico”: princípios do Islã e os seus reflexos no consumidor muçulmano; novo perfil do consumidor muçulmano e como o projeto Agro.BR pode auxiliar no acesso ao Mundo Islâmico.
O segundo módulo tratará dos “Desafios e oportunidades junto aos países da África, Oriente Médio e Ásia”: os acordos comerciais entre Brasil e os países do Oriente Médio e da África e os desafios da política externa brasileira na região; o potencial comercial com os países do Oriente Médio e África, seja nas exportações ou nas importações; e os mercados da África, Ásia e Oriente Médios e os seus níveis de exportações e tendências.
Na terceira parte, será apresentada “A Certificação Halal – um selo de qualidade, sinônimo de boa procedência, sustentabilidade e de segurança para o consumidor muçulmano”: o que é e o que fazer para obter; as práticas do ESG e o Halal; a exigência do consumidor mulçumano; e a rastreabilidade de produtos brasileiros, com segurança e transparência entre todos os elos da cadeia de produção.
No quarto e último módulo, apresentará “O modal Logístico brasileiro e os Hubs logísticos do Mundo Islâmico”: infraestrutura e logística no Brasil com principais desafios; a World Logistics Passport (WLP), iniciativa público-privada – facilitação do comércio global, reduzindo tempo e custos nas exportações; e como a Frente Parlamentar Mista de Logística e Infraestrutura (FENLOGI) pode incentivar o equilíbrio da matriz logística do país e atrair investidores.
Inscrições
O curso é gratuito e as vagas são limitadas. Os interessados devem se inscrever em http://cnabrasil.org.br/curso-mundo-islamico-2023 . As aulas vão acontecer online nos dias 17, 24 e 31 de agosto e 6 de setembro, das 9h às 11h30.
Os participantes que tiverem 75% de presença receberão certificados digitais de conclusão emitidos e registrados junto à Secretaria Geral da International Halal Academy.
Exportações do Brasil para o Mundo Islâmico
Em 2022, as exportações brasileiras de produtos do agronegócio para os 22 países árabes do Oriente Médio e Norte da África, totalizaram uma receita recorde de US$ 12,57 bilhões, aumento de 40,74% em relação ao ano anterior.
Segundo dados do Departamento de Inteligência de Mercado da Câmara de Comércio Árabe-Brasileira, no ano passado, as exportações para a região foram lideradas pelo açúcar, derivados de aves, milho, soja e derivados bovinos. Os principais destinos foram Emirados Árabes Unidos, Arábia Saudita e Egito.