A exportação brasileira de carne bovina para a China foi retomada após a suspensão do embargo imposto devido à confirmação de um caso de Encefalopatia Espongiforme Bovina (mal da “vaca louca”) em um animal no Brasil. O anúncio foi feito na manhã desta quinta-feira (23/3), pelo Ministro Carlos Fávaro.
O ministro da Agricultura e Pecuária, Carlos Fávaro, se encontrou com o Ministro da Administração Geral da Aduana Chinesa (GACC), Yu Jianhua, para discutir o assunto e a partir de agora, as exportações serão liberadas apenas para as carnes de animais abatidos a partir do dia 24 de março.
“Tenho certeza que isso é um passo para que o Brasil avance cada vez mais com o credenciamento de plantas e oportunidades para a pecuária brasileira”, disse Fávaro, ao final do encontro.
- Feiras do agronegócio: Confira o calendário de feiras e eventos em 2023
Exportação brasileira de carne bovina
Desde fevereiro, as importações do Brasil haviam sido suspensas devido à confirmação de um caso do mal da “vaca louca” em um animal macho de 9 anos em uma pequena propriedade no município de Marabá (PA).
No dia 2 de março foi divulgado o resultado da análise do laboratório de referência da Organização Mundial de Saúde Animal (OMSA), confirmando que o caso é atípico.
Isso significa que o caso aconteceu de forma isolada e por causas naturais em um único animal de 9 anos de idade, considerado de idade avançada para bovinos. A doença surgiu espontaneamente, não causando risco de disseminação ao rebanho e aos seres humanos.
- Tecnoshow 2023: Saiba tudo sobre a maior feira do agronegócio de Goiás
A doença da Vaca Louca
A doença é degenerativa, crônica e fatal que afeta o Sistema Nervoso Central de bovinos e bubalinos, além de ovelhas e cabras, causando desordens de comportamento, como: agressividade, ranger de dentes e falta de coordenação motora e dificuldade de se levantar.
O animal afetado deixa de se alimentar e rapidamente perde condição corporal.
Leia também:
- Sete filmes e séries sobre o agronegócio para curtir em casa ou na fazenda
- Saiba como eliminar e controlar a infestação de percevejos na roupa de cama
- Saiba quais são as 100 maiores empresas do agronegócio brasileiro, segundo a Forbes