As vendas de chocolate brasileiro não aquecem apenas durante a Páscoa. O produto nacional tem sido cada vez mais apreciado e reconhecido no mundo, aumentando suas exportações ano após ano.
Em 2022, as vendas externas do chocolate brasileiro alcançaram o segundo melhor resultado dos últimos 20 anos, atingindo US$ 142 milhões, um aumento de 12,7% em relação a 2021. O recorde de exportações foi registrado em 2005, com US$ 152,3 milhões.
De acordo com a gestora do projeto Brazil Sweets & Snacks na Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (ApexBrasil), Deborah Rossoni, o crescimento das vendas no mercado internacional está relacionado à especialização e ao refinamento na produção do setor.
“Os produtores brasileiros têm investido na produção de um cacau diferenciado e em um produto final requintado. Há muitas combinações que podem ser feitas com o chocolate brasileiro, com frutos da Amazônia, como o cupuaçu e o bacuri, por exemplo”, explica.
Principais destinos do chocolate brasileiro
Atualmente, as exportações brasileiras de chocolate são destinadas, principalmente, aos países da América Latina, liderados por Argentina (27%), Chile (11%) e Paraguai (10,7%).
Em termos de produção, São Paulo lidera o ranking dos estados produtores de chocolate com 41,5%, seguido por Minas Gerais (32,7%) e Espírito Santo (11,6%).
Apesar de o Brasil ser o sétimo maior produtor mundial de cacau e seus derivados e o sétimo maior exportador desses produtos para mais de 135 países, as exportações brasileiras de cacau bruto ou torrado, em pó, na forma de manteiga ou pasta atingiram US$ 228 milhões em 2022, com Argentina (51%), Estados Unidos (20%) e Chile (23%) como principais compradores.
No entanto, é importante notar que, embora o Brasil ainda detenha a maior participação nas vendas internacionais de cacau em todo o mundo, que atingiu US$ 23,1 bilhões em 2022, o valor das exportações globais de chocolate é mais expressivo, atingindo US$ 33,3 bilhões.
Essa diferença demonstra a preferência do mercado internacional pelo produto manufaturado, já que tem maior valor agregado.
Chocolates brasileiros premiados
O chocolate Gaudens Cupuaçu, produzido no Pará, recebeu um prêmio da Academy of Chocolate, em janeiro deste ano. Da mesma forma, o Benevides, produzido na Bahia, também já foi premiado pelo mesmo concurso em duas ocasiões, o que ressalta a qualidade do chocolate brasileiro.
Em 2019, a Organização Internacional do Cacau (ICCO) reconheceu o Brasil como 100% exportador de cacau fino e de aroma, estabelecendo os pré-requisitos necessários para garantir a produção de chocolates finos. Esse reconhecimento foi um passo crucial para aumentar a credibilidade do chocolate brasileiro no mercado internacional.