As receitas de exportações brasileiras de ovos totalizaram US$ 1,499 milhão de dólares em agosto, crescimento de 20,5% em comparação com o mesmo período do ano passado, com US$ 1,243 milhão de dólares. Os dados são de levantamentos da Associação Brasileira de Proteína Animal (ABPA) e levam em consideração todos os produtos, entre in natura e processados.
Quantitativamente, o Brasil vendeu 446 toneladas de ovos para o mercado externo no oitavo mês deste ano, uma queda de 21,5% em relação às 568 toneladas em 2021. No acumulado de janeiro a agosto, as vendas no Brasil foram de US$ 16,27 milhões, um aumento de 61,7% em relação aos US$ 10,06 milhões no mesmo período de 2021.
Em volume, o aumento acumulado nos primeiros oito meses deste ano é de 13,5%, com 7,583 milhões de toneladas em 2022, e 6,678 milhões de toneladas em 2021.
Emirados Árabes e Japão são os principais destinos de exportações de ovos
Os Emirados Árabes Unidos continuaram sendo o principal destino das exportações brasileiras de ovos, importando 4,332 milhões de toneladas de janeiro a agosto, alta de 2,2% ante 4,231 milhões de toneladas em 2021. Em segundo lugar ficou o Japão, com destino de 728t no mesmo período, 40,9% superior às 517 toneladas embarcadas em 2021.
Conforme análise do presidente da ABPA, Ricardo Santin, o ano deve fechar com um marco importante para o setor. “Há indicativos de que, pela primeira vez, deveremos fechar este ano com embarques equivalentes a 1% da produção total brasileira, um marco importante para o setor que vem crescendo de forma sustentável, com vendas para a Ásia e Oriente Médio”.