Goiás alcançou recorde no agronegócio em 2024 com números expressivos em diversas áreas produtivas, reflexo de um crescimento nas exportações, valorização de commodities e expansão para novos mercados internacionais.
Conforme os dados apresentados pela Secretaria de Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Seapa), por meio do programa Agro em Dados, o estado consolida posição de destaque nacional e internacional
Agronegócio em 2024
No setor da pecuária, a produção de carne bovina aumentou 18,8% no número de animais abatidos em relação a 2023, somando 3,1 milhões de cabeças entre janeiro e setembro.
A valorização da arroba do boi gordo também foi notável, alcançando R$ 352,65 em novembro, o maior valor do ano. Goiás ainda ampliou sua presença global, exportando para 86 países.
Além disso, a suinocultura também registrou bons resultados, com Goiás se consolidando como um importante fornecedor para mercados internacionais. Destacam-se Singapura e Angola como principais destinos das exportações goianas. No setor avícola, o estado atingiu recordes de exportação de carne de frango, com 23,2 mil toneladas enviadas em abril para países como Japão, Emirados Árabes Unidos, Filipinas e Coreia do Sul.
- Meio ambiente: Veja como a agropecuária é uma importante aliada no combate aos incêndios em áreas rurais
Por sua vez, na agricultura, Goiás teve um aumento de 6,3% na área plantada de soja em 2024, ocupando a 4ª posição nacional em produção, com 16,8 milhões de toneladas. O estado também ficou em 4º lugar nas exportações do complexo soja, sendo a China o principal mercado, com US$ 5,8 bilhões em exportações. Apesar de um impacto negativo na primeira safra de milho devido a problemas climáticos, a segunda safra superou as expectativas, com crescimento de 4,8% na produção e 3,8% na produtividade, tornando Goiás como o 3º maior produtor de milho no Brasil.
Já para este ano de 2025, as perspectivas para o setor agropecuário continuam otimistas, apesar dos desafios do clima e das flutuações do mercado global.
“Com o apoio dos programas e projetos da Seapa, o Governo de Goiás tem garantido o suporte necessário aos produtores, visando manter a agropecuária como a principal atividade econômica do estado, promovendo um crescimento sustentável e reconhecimento nacional e internacional”, destacou Pedro Leonardo Rezende, secretário da Seapa.