O índice de atividade econômica brasileira teve queda de 0,77% em agosto deste ano, conforme os dados divulgados pelo Banco Central (BC).
Porém o levantamento apontou que, se comparado com o mesmo período de 2022, o resultado foi positivo com um crescimento de 1,28%,
Índice de atividade econômica registrou alta nos últimos dois meses

Conforme o Banco Central, em agosto, o IBC-BE atingiu 152,04 pontos e no acumulado em 12 meses, o indicador também ficou positivo em 2,82%., sem contar que nos meses de junho e julho deste ano, o indicador apresentou alta em dois meses consecutivos após retratação em maio.
O IBC-BR tem o objetivo de avaliar a evolução da atividade econômica do país e, além disso, auxilia o Banco Central a tomar decisões sobre a taxa básica de juros, a Selic, que atualmente está definida em 12,75% ao ano.
A ação é importante por informar o nível de atividades de setores que englobam a economia, como a indústria, comércio, volume de impostos, serviços e agropecuárias.
Taxa básica da Selic
A Selic é o principal instrumento do Banco Central para alcançar a meta de inflação. Um exemplo disso é quando o Copom aumenta a taxa básica de juros com finalidade de conter a demanda aquecida, e isso causa reflexos nos preços porque os juros mais altos encarecem o crédito e estimulam a poupança. Com isso, as taxas mais altas ajudam a redução da inflação, mas também podem dificultar a expansão da economia.
O BC já interviu e cortou diversos juros pela segunda vez no semestre, mas após as sucessivas quedas no fim do primeiro semestre, a inflação voltou a subir na segunda metade do ano, cenário que já era esperado pelos economistas.
De março de 2021 a agosto de 2022, o Copom elevou a Selic por 12 vezes consecutivas, em um ciclo de aperto monetário que começou em meio à alta dos preços de alimentos, de energia e de combustíveis. Por um ano, de agosto do ano passado a agosto deste ano, a taxa foi mantida em 13,75% ao ano por sete vezes seguidas.
Antes do início do ciclo de alta, a Selic foi reduzida para 2% ao ano, no nível mais baixo da série histórica iniciada em 1986. Mas devido à contração econômica ocasionada pela pandemia da covid-19, o Banco Central tinha derrubado a taxa para estimular a produção e o consumo, com isso, a taxa ficou no menor patamar da história entre os anos de 2020 a março de 2021.
Produto Interno Bruto

O Produto Interno Bruto (PIB) é a soma de todos os bens e serviços finais produzidos por um país. No segundo trimestre do ano, a economia brasileira cresceu 0,9%, na comparação com os primeiros três meses de 2023. Portanto, se comparado com o segundo trimestre de 2022, a economia brasileira avançou 3,4%.
Segundo os dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), o PIB acumula alta de 3,2% no período de 12 meses e no primeiro semestre de 2023, a alta registrada foi de 3,7%. Já em 2022, o PIB do país cresceu 2,9% e totalizou R$ 9,9 trilhões.