Os presidentes do Brasil, Argentina, Paraguai, Uruguai e da Comissão Europeia anunciaram a conclusão do acordo entro o Mercosul e a União Europeia.
Na ocasião, o acordo de Parceria Mercosul-União Europeia, que passará pelo processo de preparação para a assinatura, atualmente é o maior acordo já concluído pelo mercosul.
Parceria entre Mercosul e a União Europeia
Ao todo, o Mercosul e a União Europeia reúnem aproximadamente 718 milhões de pessoas e economistas que juntos alcançam aproximadamente US$ 22 trilhões de dólares.
Sendo assim, o acordo abre oportunidades de comércio e investimentos sem comprometer a capacidade para a implementação de políticas públicas em áreas cruciais como saúde, desenvolvimento industrial e inovação.
Além disso, o texto do acordo anunciado nesta sexta-feira (6) assegura a preservação de espaço para políticas públicas em compromissos sobre compras governamentais, comércio no setor automotivo e exportação de minerais críticos.
O Acordo também oferece mecanismos para lidar com eventuais impactos negativos de medidas unilaterais que possam afetar exportações do MERCOSUL.
Portanto, o agro brasileiro pode ser um dos mais beneficiados, pois produtores de alimentos como carne, soja e café, poderá aumentar suas vendas para a Europa, caso as exportações sobre os produtos forem zeradas ou reduzidas.
- Meio ambiente: Com a maior reserva de água doce, Brasil enfrenta desafios na gestão dos recursos hídricos
Conclusão das negociações
O anúncio da conclusão das negociações marca o desfecho de um processo iniciado em 2023, quando o MERCOSUL, liderado pelo Brasil, e a União Europeia retomaram suas tratativas birregionais.
Ao longo de dois anos, foram realizadas sete rodadas de negociações presenciais entre os dois blocos, todas realizadas em Brasília, refletindo o esforço contínuo e colaborativo para consolidar uma parceria estratégica entre as duas regiões.
Por sua vez, o acordo ainda contribui para aprofundar a integração regional do Mercosul, no que comprova a inserção das economias dos país como o Brasil, Argentina, Paraguai e Uruguai.