O Porto de Santos (SPA), no litoral de São Paulo, fechou 2022 com uma movimentação recorde 162,4 milhões de toneladas de carga. O resultado é 10,5% maior que o visto em 2021.
Os embarques tiveram uma alta de 15,5%, representando 118,7 milhões de toneladas em exportações e os desembarques, 43,7 milhões de toneladas.
O acumulado em quatro anos aponta para um avanço de 22% na movimentação, isso levando em consideração o resultado de 2018, que registrou 133,2 milhões de toneladas movimentadas, com crescimento anual de 5,1%. De lá para cá, o Porto de Santos vem batendo recordes ano após ano.
![Porto de Santos quebra recorde na movimentação de cargas em 2022 2 cargas](https://agro2.com.br/wp-content/uploads/2023/01/containers.jpg)
Com relação à movimentação de contêineres, o Porto de Santos também bateu recorde, com 5 milhões de TEU (unidade equivalente a 1 contêiner de 20 pés) no ano, representando um aumento de 21% em quatro anos e de 3,2% em relação a 2021.
Vale destacar que, com o resultado, o Porto está próximo de atingir sua capacidade máxima para movimentação de contêineres, que é de 5,3 milhões de TEUs/ano.
Por isso, o SPA através do Plano de Desenvolvimento e Zoneamento (PDZ), já realizou 5 leilões e endereçou mais 6 projetos com o objetivo de atender as demandas do Porto. Entre os projetos, está a construção de novo terminal de contêineres.
Produtos do agronegócio são as principais cargas do Porto de Santos
![Porto de Santos quebra recorde na movimentação de cargas em 2022 3 agronegócio](https://agro2.com.br/wp-content/uploads/2023/01/Porto-de-Santos.jpg)
Entre as principais cargas movimentadas pelo SPA está os produtos do agronegócio, com destaque para a soja em grão, que apresentou alta de 9,6%, o milho com um aumento de 80,8% e a celulose, com 59%. Sucos cítricos e carnes registraram aumento de presença no Porto com 9,6% e 20%, respectivamente.
O mês de dezembro também registrou sua melhor marca para o mês, atingindo 12,1 milhões de toneladas. Para contêineres, foram 375,7 mil TEU movimentados no mês.
Além disso, o Porto de Santos teve uma participação de 28,8% na corrente comercial brasileira, em 2022.