Sem resultado
Ver todos os resultados
Sem resultado
Ver todos os resultados
Sem resultado
Ver todos os resultados

Produção de etanol de milho deve crescer 36% na safra 2023/2024

Grão se tornou opção rentável para as usinas, já que matéria-prima pode ser utilizada o ano todo; produção brasileira cresceu 800% em cinco anos.

Por Janaina Honorato
Publicado em 18/10/2023 às 17:30
Produção de etanol de milho cresceu 800% em cinco anos no Brasil.

Produção de etanol de milho cresceu 800% em cinco anos no Brasil. Foto: Divulgação

Share on FacebookShare on Twitter

A produção brasileira de etanol de milho deve alcançar 6 bilhões de litros na safra 2023/2024, crescimento de 36,7% em relação à temporada anterior e 800% maior que nos últimos cinco anos, segundo dados da União Nacional do Etanol de Milho (Unem).

O crescimento da capacidade produtiva se dá pela ampliação do complexo industrial brasileiro com evolução da quantidade de usinas, adoção de tecnologias, alta de rendimento industrial e maior demanda internacional por biocombustíveis.

LEIA TAMBÉM

Produção industrial recua 1,2% em dezembro, apesar de apoio do setor agro

Produção industrial recua 1,2% em dezembro, apesar de apoio do setor agro

Goiás reajusta taxas da Agrodefesa e serviços tributários a partir de fevereiro

Goiás reajusta taxas da Agrodefesa e serviços tributários a partir de fevereiro

Produção brasileira de etanol de milho

Entre as vantagens de aumentar a produção com o etanol de milho está a grande disponibilidade de matéria-prima, principalmente por usar o milho de segunda safra no Brasil e que traz benefícios quanto à proteção da terra, reciclagem de nutrientes e carbono orgânico no solo e a contribuição com o processo de descarbonização.

O crescimento foi exponencial no setor, saindo de 520 milhões de litros de etanol de milho na safra 2017/2018 para seis bilhões de litros. Segundo projeção da Unem, a safra atual deve registrar aumento de 1.053% em relação a 2017.

O etanol de milho passou de complementar para estratégico dentro da cadeia de biocombustíveis utilizados em automóveis). A participação do derivado de cereal passará para 19% do total de etanol consumido no país.

“Com capacidade de armazenamento do milho, as indústrias produzem ao longo de todo o ano. Dos 365 dias, as unidades fazem uma parada técnica de 10 a 15 dias apenas. Com isso, cada unidade produz grandes volumes e há uma oferta linear de combustível no mercado, atenuando a sazonalidade de produção do etanol de cana-de-açúcar, garantindo o abastecimento e diminuindo as grandes oscilações de preços”, explica o presidente-executivo da Unem Guilherme Nolasco.

  • Economia: Etanol de milho deve representar 19% do total consumido no Brasil
Grão se tornou opção rentável para as usinas matéria-prima pode ser utilizada o ano todo.
Grão se tornou opção rentável para as usinas matéria-prima pode ser utilizada o ano todo. Foto: Sociedade Naciona de Agricultura

Produção de etanol de milho em Goiás

Em Goiás, na safra 2022/23, foram utilizados 1,1 milhão de toneladas de milho para a produção de etanol. Considerando que o Estado colheu 12 milhões de toneladas, segundo dados da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab), este volume representa quase 10% da produção local.

Para a próxima safra, a expectativa é de crescimento para 1,2 milhão de toneladas. O etanol de milho já é a segunda principal fonte de consumo do milho goiano, ficando atrás apenas da alimentação animal.

“Além de fomentar a produção do cereal, especialmente em Goiás e no Mato Grosso, e produzir biocombustível [etanol], ele gera coprodutos como o óleo, o DDG [grãos secos de destilaria] e o DDGS [grãos secos de destilaria com solúveis], estes últimos usados na ração animal. Também fomenta a geração de energia e a produção de florestas plantadas de eucalipto”, aponta o coordenador técnico do Instituto para o Fortalecimento da Agropecuária de Goiás (Ifag), Alexandro Alves.

Milho rende mais que cana-de-açúcar na produção de etanol.
Milho rende mais que cana-de-açúcar na produção de etanol. Foto: Divulgação/Unem

Etanol de milho x Etanol de cana

A cana-de-açúcar tem 54% menos açúcar do que o milho, uma tonelada dela só faz 89,5 litros de etanol. Apesar de ser mais difícil transformar em açúcar as moléculas de amido, o milho produz mais sacarose e álcool. Uma tonelada rende 407 litros de etanol.

A diferença está no rendimento, sendo que em relação ao produto final é exatamente o mesmo produto, ou seja, a molécula de etanol é uma cadeia carbônica que não possui diferença, independentemente de onde a matéria-prima é oriunda.

Tipos de Indústrias

Existem três modelos de usinas de etanol de milho operando no Brasil: a Usina Full (ou dedicadas), que processa exclusivamente milho para produção de etanol; a Usina Flex, que são aquelas de cana-de-açúcar adequadas para produzir etanol de milho no período da entressafra da cana; e a Usina Flex Full, que são usinas de cana e milho que operam paralelamente.

As usinas que produzem os dois, de abril a novembro ou dezembro produz a partir da cana, e a partir do momento que começa o período chuvoso, começa a produzir etanol do milho.

*Com informações da Unem e da Comunicação Sistema Faeg

  • Mercado: Com recorde, VBP da Agropecuária deve atingir R$ 1,150 trilhão em 2023
Tags: Brasilcana de açucaretanol de milhoIfagmilhoproduçãoUnem

Notícias relacionadas

Agropecuária lidera avanço da economia goiana e puxa alta do PIB em 2025

Agropecuária lidera avanço da economia goiana e puxa alta do PIB em 2025

O setor agropecuário foi o principal responsável pelo avanço da economia goiana em 2025, segundo dados do Produto Interno Bruto...

CNA pede autonomia do produtor na definição do desconto de energia no campo

CNA pede autonomia do produtor na definição do desconto de energia no campo

A Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA) defendeu que a definição do período de aplicação do desconto de...

Pagamento do seguro-defeso para pescadores iniciará na 2° quinzena de fevereiro

Pagamento do seguro-defeso para pescadores iniciará na 2° quinzena de fevereiro

O Ministério do Trabalho e Emprego (MTE) informou que está finalizando a análise dos pedidos do seguro-desemprego do pescador profissional,...

Reforma tributária muda regras da nota fiscal para o produtor rural; veja como

Reforma tributária muda regras da nota fiscal para o produtor rural; veja como

A entrada em vigor da nova reforma triburária sobre o consumo, iniciada em 1º de janeiro, trouxe alterações que afetam...

logomarca Agro2

Plantando ideias. Colhendo soluções.

Notícias sobre agronegócio e safras, dicas de manejo da terra e de como melhorar sua produção agropecuária.

CONHEÇA

  • Home
  • Quem somos
  • Expediente
  • Comercial
  • Podcast AGRO2
  • Contato

PRIVACIDADE

  • Política de Privacidade
  • Política de Segurança LGPD
  • Termos de Uso
  • Cookies

REDES SOCIAIS

PODCASTS

INSCREVA-SE
em nossa newsletter

© 2025 Portal AGRO2

Sem resultado
Ver todos os resultados
  • Últimas notícias
  • Agricultura
  • Agronegócio
  • Dicas
  • Economia
  • Meio Ambiente
  • Pecuária
  • Podcast
  • Política
  • Tecnologia
  • Contato
    • Quem somos
    • Comercial
    • LGPD
    • Política de Privacidade

© 2022 Agro2 - Plantando ideias. Colhendo soluções.