No ano passado, o setor cervejeiro do Brasil registrou um crescimento de 11,6%, resultando na inauguração de 180 novos estabelecimentos. Os dados foram divulgados pelo Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa), nesta quarta-feira (5/7).
Com esse aumento, o país, que é o terceiro maior produtor da bebida no mundo, agora conta com um total de 1.729 cervejarias em operação.
Setor cervejeiro
De acordo com o Anuário da Cerveja, do Mapa, não houve diminuição do número de estabelecimentos em nenhum estado brasileiro.
São Paulo continua sendo o estado com o maior número de cervejarias registradas, com um total de 387 estabelecimentos, seguido pelo Rio Grande do Sul e Minas Gerias, com 310 e 222 estabelecimentos, respectivamente.
- Produção de cerveja: Embrapa inova ao testar bioinsumo para ampliar cultivo de lúpulo
O Acre, Amapá e Roraima permanecem como as únicas unidades federativas que possuem apenas um município com a presença de cervejaria.
O ministro da Agricultura e Pecuária, Carlos Fávaro, enfatizou a relevância do setor cervejeiro para a economia nacional, destacando os números apresentados.
“O setor é muito relevante, e os números apresentados aqui hoje mostram isso. O Mapa está aberto para que possamos continuar tendo números impressionantes”, disse.
O Brasil ocupa a terceira posição como o terceiro maior produtor de cerveja do mundo, ficando atrás apenas da China e dos Estados Unidos.
- Cerveja de mandioca: produto que impulsiona a agricultura familiar em Goiás
A expectativa é que o país alcance um volume de vendas de 16,1 bilhões de litros em 2023, crescimento de 4,5% em relação a 2022.
Exportações e importações
A América do Sul continua sendo o principal parceiro econômico na importação da cerveja brasileira, representando 98,4% das vendas totais. O Paraguai se destaca como o principal destino, seguido pela Bolívia, Argentina, Uruguai e Chile.
No ano passado, foram exportados 200.588.542 kg do produto, representando uma diminuição de 16,8% em volume. Com relação à receita, o Brasil faturou US$ 120.047.504 em receita, redução de 8,7% em relação ao faturado no ano anterior.
- Cerveja e churrasco: saiba quais as melhores bebidas para harmonizar com carnes
Sobre a importação, a Bélgica se destacou como o maior destino de cerveja brasileira em 2022, totalizando US$ 4.456.620 em produtos, o que representa 34,3% do valor total das importações brasileiras de cerveja.