Com a chegada do mês de agosto, os brasileiros podem se preparar para enfrentar um clima seco em várias regiões do país.
De acordo com o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), boa parte do território nacional deverá enfrentar baixos índices pluviométricos ao longo do mês. Entretanto, no sul do Brasil, a situação se apresenta mais estável, com as chuvas previstas para permanecerem dentro da média.
Clima seco em boa parte do país
Para o mês de agosto, as regiões Norte e Nordeste do país deverão ter chuvas próximas ou ligeiramente abaixo da média histórica para este período. Em áreas específicas, como o noroeste da Região Norte e a costa leste do Nordeste, os valores pluviométricos esperados ficarão abaixo de 100 milímetros (mm).
No oeste da Região Nordeste, o clima segue seco, típico para essa época do ano, com previsão de volume de chuva inferior a 20 mm, e em algumas áreas, a possibilidade de não ocorrer chuvas.
No entanto, em regiões como o Pará e o Amapá, as chuvas podem se apresentar ligeiramente acima da média, com expectativas de ultrapassarem os 60 mm.
As regiões Centro-Oeste e Sudeste do Brasil devem registrar volumes de chuva próximos ou ligeiramente abaixo da média histórica, embora possa haver chuvas localizadas no litoral do Sudeste devido à passagem de frentes frias pelo oceano.
Durante esse período, é comum observar a redução das chuvas na parte central do país, o que leva à diminuição da umidade relativa do ar e ao aumento das temperaturas máximas ao longo dos dias.
Já na Região Sul, a previsão indica volumes de chuva próximos ou até mesmo acima da média no leste dos três estados, com valores que podem superar 150 mm.
- Interleite 2023: evento pecuário acontece dias 2 e 3 de agosto, em Goiânia
No entanto, para o noroeste e oeste do Paraná, a perspectiva é de chuvas abaixo da média histórica, com volumes inferiores a 70 mm.