Uma nova onda de calor deverá manter as temperaturas elevadas em todo o Mato Grosso nos últimos dias do mês de abril. Conforme o alerta divulgado pelo Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), metade do estado de São Paulo também se encontra dentro do perímetro atingido.
Segundo o alerta, outros quatro estados podem ser parcialmente atingidos, como o Mato Grosso e Goiás, que devem ficar atentos para uma faixa que alcança o sul dos dois estados e, o Paraná, onde a temperatura sobe para municípios do norte.
Alerta para onde de calor
A onda de calor também deve atingir parte da região do Triângulo Mineiro. O alerta divulgado nesse último sábado (27), vale até às 18h da próxima quarta-feira (1°).
Conforme a classificação do Inmet, as ondas de calor se configuram quando a temperatura se mantém, ao longo de pelo menos cinco dias e sendo 5 °C acima da média esperada para o mês.
Com base no boletim, 694 municípios devem ser afetados. Dentre eles, cidades como Dourados (MS) e Araçatuba (SP), que está com previsão de até 36°C, o que é considerado bastante elevado para o outono.
- Mastite Bovina: como prevenir a doença e manter a saúde do gado
Desde o ano passado fortes ondas de calor têm atingido o território brasileiro, ocasionando até temperaturas recordes em algumas cidades. As regiões mais atingidas têm sido o Centro-Oeste e o Sudeste.
De acordo com climatologistas, as elevações de temperatura tem relação com o El Niño, fenômeno que acontece em intervalos de tempo que variam entre três e sete anos.
Além disso, os especialistas apontam também a influência do aquecimento global do planeta, resultado do excesso de emissão de gases de efeito estufa provocada pelo homem, o que tende a resultar em episódios de extremos climáticos cada vez mais frequentes.
Previsão de tempestades
Embora o Centro-Oeste e o Sudeste registram alta nas temperaturas devido ao El Niño, no sul do país o fenômeno tende a gerar chuvas intensas e isso ocorre devido a mudanças na dinâmica de circulação das massas de ar. Sendo assim, as frentes frias acabam se estacionando por mais tempo na Região Sul ao invés de avançar sobre o território brasileiro.
Em boa parte do Rio Grande do Sul, incluindo a região metropolitana de Porto Alegre e a porção sul do estado, a população deve se manter atenta. O Inmet emitiu um alerta de tempestades para esse perímetro, válido até às 18h desta segunda-feira (29).
O órgão indica possibilidade de chuva entre 30 e 60 milímetros por hora ou entre 50 e 100 milímetros por dia. Além disso, também podem ocorrer ventos intensos de até 100 quilômetros por hora e queda de granizo, além de corte de energia elétrica em alguma regiões da cidade.