Sem resultado
Ver todos os resultados
Sem resultado
Ver todos os resultados
Sem resultado
Ver todos os resultados

Chuvas irregulares e abaixo da média marcam clima no Brasil até abril

Inmet prevê que precipitações sejam mais espaçadas e temperaturas mais altas; níveis de umidade no solo vão seguir em baixa em grande parte do país impactando culturas de segunda safra.

Por Janaina Honorato
Publicado em 13/02/2024 às 18:14
Atualizado em 14/02/2024 às 10:23
Inmet prevê que precipitações sejam mais espaçadas e temperaturas mais altas.

Inmet prevê que precipitações sejam mais espaçadas e temperaturas mais altas. Foto: Envato

Share on FacebookShare on Twitter

A previsão do tempo indica queda no volume e na regularidade das chuvas em praticamente todo o território brasileiro, de fevereiro até abril. As precipitações devem perder força pelo país, o que diminui a umidade do solo nesta época de cultivo de algumas culturas de segunda safra.

Segundo o Boletim Agroclimatológico do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), nas Regiões Norte, Nordeste, Centro-Oeste e Sudeste, o clima previsto são de chuvas abaixo da média esperada para período. Somente na Região Sul, há possibilidade de chuvas acima do esperado.

LEIA TAMBÉM

Chuvas intensas marcaram o mês de janeiro no Brasil, aponta Inmet

Chuvas intensas marcaram o mês de janeiro no Brasil, aponta Inmet

Governo abre seleção de entidades para regularização fundiária e ambiental na Amazônia

Governo abre seleção de entidades para regularização ambiental na Amazônia

Níveis de umidade no solo vão seguir em baixa em grande parte do país.
Níveis de umidade no solo vão seguir em baixa em grande parte do país. Foto: Reprodução/Inmet

Previsão de chuvas irregulares pelo Brasil

Região Norte

A previsão climática indica chuva abaixo da média climatológica em grande parte da região, mas principalmente no sudeste do Pará e norte do Tocantins, por conta dos impactos que o El Niño pode causar na região. Chuva acima da média pode ocorrer em Roraima, Acre e sudoeste do Amazonas. A temperatura do ar deve prevalecer acima do esperado com a possibilidade de períodos com excesso de calor.

A estimativa é de baixos níveis de umidade no solo do extremo norte do Amazonas, noroeste do Pará e Roraima em fevereiro e março. Já os maiores valores de armazenamento de água no solo se mantém em parte centro-sul da região, podendo ocorrer uma redução dos níveis de umidade no solo no centro-sul do Tocantins, a partir de abril.

Região Nordeste

A região Nordeste de registrar chuva abaixo da média em todo o seu território, mas principalmente em áreas do sul do Maranhão e do Piauí, bem como em Pernambuco, Alagoas, Sergipe e norte da Bahia. Assim como na Região Norte, as condições de chuva prevista ainda estarão associadas aos impactos que o fenômeno El Niño pode causar. Quanto à temperatura do ar, deve ser acima da média histórica em grande parte da região, mas principalmente no interior.

  • Meio Ambiente: Fenômeno El Niño deve permanecer até abril de 2024; aponta ONU

A previsão indica que os níveis de água no solo ainda permanecerão baixos em algumas localidades da parte centro-leste da Região Nordeste, principalmente em fevereiro de 2024 e março de 2024 (figuras 5a e 5b).

Já em áreas do Maranhão, Piauí, Ceará e extremos oeste da Bahia, a previsão indica bons níveis de umidade do solo nos meses de fevereiro e março, porém pode haver uma ligeira redução durante o mês de abril/2024 (figura 5c).

Culturas de segunda safra devem ser impactadas por baixa umidade do solo.
Culturas de segunda safra devem ser impactadas por baixa umidade do solo. Foto: DIvulgação

Região Centro-Oeste

A tendência no Centro-Oeste também é de chuva abaixo da média histórica em áreas de Mato Grosso, Goiás e Distrito Federal, já em Mato Grosso do Sul estão previstas chuvas próximas e ligeiramente acima da média. Entretanto, a chuva pode ser mais frequente somente no mês de fevereiro em grande parte da região e a tendência é de redução nos meses de março e abril.

Corredores de umidade devem causar dias consecutivos com chuva que podem amenizar a temperatura durante estes dias, porém a previsão indica que as temperaturas devem ser acima da média climatológica nos próximos meses.

  • Clima: Fenômeno climático La Niña pode chegar ao Brasil no 2º semestre de 2024

Os níveis de água no solo permanecerão elevados em Mato Grosso, Goiás e Distrito Federal, principalmente nos meses de fevereiro e março. Já em localidades de Mato Grosso do Sul, estão previstos valores mais baixos de armazenamento hídrico nos próximos meses. A redução das chuvas durante o mês de abril poderá afetar os níveis de água no solo, inclusive no período de desenvolvimento de culturas agrícolas de segunda safra.

Região Sudeste

A previsão para o trimestre indica chuvas próximas e abaixo da média no Rio de Janeiro, Espírito Santo e norte de Minas Gerais. Nas demais áreas, a tendência é de chuvas acima da média, sendo mais frequente no mês de fevereiro e tendência de redução nos meses de março e abril.

As temperaturas tendem a permanecer acima da média histórica nos próximos meses, principalmente em áreas de Minas Gerais e oeste de São Paulo. A previsão indica que os níveis de água no solo permanecerão elevados em São Paulo, centro-sul de Minas Gerais e Rio de Janeiro, principalmente nos meses de fevereiro e março.

  • Economia: Brasil vai ampliar oportunidades de exportação de carnes bovinas para a Rússia

Já no norte de Minas Gerais e do Espírito Santo, estão previstos valores mais baixos de armazenamento hídrico nos próximos meses. Assim como a Região Centro-Oeste, a redução das chuvas durante o mês de abril poderá afetar os níveis de água no solo.

Região Sul

Já na Região Sul, a previsão é diferente das outras localidades do país, pois há maior probabilidade de chuva acima da média climatológica nos três estados da região, principalmente no noroeste do Rio Grande do Sul, oeste de Santa Catarina e sul do Paraná.

A temperatura do ar deverá prevalecer acima da média histórica em toda a região, porém temperaturas mais amenas devem ser percebidas no leste de Santa Catarina e centro-sul do Rio Grande do Sul.

  • Clima: Goiás decreta situação de emergência por falta de chuva em 25 municípios

Os níveis de umidade no solo em grande parte da Região Sul nos próximos meses serão bons, o que facilita desenvolvimento dos cultivos de primeira safra, além da semeadura e colheita de parte das lavouras.

Entretanto, há possibilidade de redução da disponibilidade hídrica em algumas áreas do sul e sudeste do Rio Grande do Sul e extremo oeste do Paraná, devido ao aumento das temperaturas, que favorecem o aumento da evapotranspiração, reduzindo os níveis de umidade no solo.

Tags: AgriculturaBrasilchuvasclimaInmetumidade do solo

Notícias relacionadas

Onda de calor pode afetar lavouras e pecuária no Sul, aponta Inmet

Onda de calor pode afetar lavouras e pecuária no Sul, aponta Inmet

A onda de calor que atua sobre parte da Região Sul do Brasil deve se manter ao menos até o...

Brasil protocola candidatura do Parque Nacional Marinho de Abrolhos à Unesco

Brasil protocola candidatura do Parque Nacional Marinho de Abrolhos à Unesco

O governo brasileiro protocolou junto à Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco) o...

Lei do Licenciamento Ambiental passa a valer e enfrenta ações no STF

Lei do Licenciamento Ambiental passa a valer e enfrenta ações no STF

A Lei Geral do Licenciamento Ambiental passou a valer nesta quarta-feira (4), após o cumprimento do prazo de 180 dias...

Fundo Amazônia abre edital de R$ 80 milhões para projetos na Amazônia Legal

Fundo Amazônia abre edital de R$ 80 milhões para projetos na Amazônia Legal

Cooperativas, associações e organizações da sociedade civil que atuam na Amazônia Legal passam a contar, a partir desta terça-feira (3),...

logomarca Agro2

Plantando ideias. Colhendo soluções.

Notícias sobre agronegócio e safras, dicas de manejo da terra e de como melhorar sua produção agropecuária.

CONHEÇA

  • Home
  • Quem somos
  • Expediente
  • Comercial
  • Podcast AGRO2
  • Contato

PRIVACIDADE

  • Política de Privacidade
  • Política de Segurança LGPD
  • Termos de Uso
  • Cookies

REDES SOCIAIS

PODCASTS

INSCREVA-SE
em nossa newsletter

© 2025 Portal AGRO2

Sem resultado
Ver todos os resultados
  • Últimas notícias
  • Agricultura
  • Agronegócio
  • Dicas
  • Economia
  • Meio Ambiente
  • Pecuária
  • Podcast
  • Política
  • Tecnologia
  • Contato
    • Quem somos
    • Comercial
    • LGPD
    • Política de Privacidade

© 2022 Agro2 - Plantando ideias. Colhendo soluções.