A Defesa Civil Nacional emitiu um alerta para o período de seca e o aumento das ocorrências de incêndios naturais em várias regiões do país nesta época do ano, ocasionados pela baixa umidade do ar.
As regiões Centro-Oeste, Nordeste e Sudeste são as mais afetadas. Atualmente, 149 cidades estão em situação de emergência para a seca, sendo a maioria no Estado de Minas Gerais, totalizando 133. Outras cinco são de Sergipe, quatro no Rio Grande do Norte e três no Ceará.
Em relação aos incêndios florestais, 22 municípios estão em situação de emergência, sendo a maioria localizados no Mato Grosso do Sul (14) e outras oito em Goiás.
Somente neste ano já foram repassados mais de R$ 67 milhões aos municípios afetados pela seca e incêndios florestais para ações de defesa civil.
De acordo com a Coordenadora de Monitoramento e Alerta do Centro Nacional de Gerenciamento de Riscos e Desastres (Cenad), Rosane Duque Estrada Vieira, o Centro-Oeste já está em limite crítico da umidade relativa do ar, que varia de 20% a 12%, chegando a 9% no último fim de semana. A recomendação da Organização Mundial da Saúde (OMS) é que esse índice esteja próximo dos 60%.
Defesa Civil alerta para riscos à saúde no período de seca
A baixa umidade do ar pode trazer sérios riscos à saúde, como ressecamento da boca, nariz e pele, além de mal-estar, que pode levar ao desmaio, sangramento nasal e doenças respiratórias. Para a natureza, o principal risco são os incêndios.
Para se manter bem, a Defesa Civil recomenda beber muita água, evitar atividades físicas ao ar livre, evitar exposição ao sol entre 10h e 17h e evitar banhos com água quente. Usar umidificador de ar em casa e no trabalho também são opções para driblar a baixa umidade.
Incêndios florestais
Em relação aos incêndios florestais, a Defesa Civil faz as seguintes recomendações:
- Evite acender fogueiras;
- Não solte balões ou fogos de artifício;
- Não queime lixo ou resíduos em seu quintal;
- Nunca atire cigarros ou fósforos acesos na vegetação;
- Nunca tente combater incêndio sozinho;
- Aumente a ingestão de água e líquidos caso haja um incêndio;
- Analise a possibilidade de deixar a área impactada pela fumaça, somente se for possível e seguro.
Alertas
Para receber alertas de desastres naturais, basta se inscrever no serviço da Defesa Civil Nacional, enviando SMS com o CEP do local onde mora para o número 40199.