Nesta quarta-feira (4/10) é comemorado o Dia da Natureza e a data serve como conscientização para preservar o meio ambiente.
Atualmente, vários desafios estão sendo enfrentados, como a perda de habitat e a extinção de espécies em todo país.
Dia da natureza e a preservação do meio ambiente
O Dia da Natureza foi estabelecido com o propósito de destacar a importância de proteger o meio ambiente e a biodiversidade, além de conscientizar a população.
A data foi escolhida para coincidir com a festa de São Francisco de Assis, conhecido como o padroeiro dos animais e do meio ambiente. São Francisco viveu no século XIII e enxergava a natureza e todas as criaturas como um presente divino.
Atualmente a natureza enfrenta diversos desafios, como as queimadas, mudanças climáticas que impactam o país e entre outras que degradam o meio ambiente. Além da perda de habitat e a extinção de espécies.
Neste 4 de outubro, é crucial lembrar que cada atitude individual pode ser determinante para o futuro do planeta.
Como contribuir com a natureza
Para que o meio ambiente continue preservado por diversos anos, atitudes da população podem ajudar a mudar o cenário atual.
Ações de limpeza, como em locais de praias, florestas e áreas urbanas, colabora para a remoção do lixo e resíduos plásticos que geralmente tomam conta desses espaços.
O uso consciente da água também é uma forma de preservação, além de não despejar lixos em rios, lagos e outros ambientes aquáticos.
A pesca em épocas de reprodução também devem ser evitadas e obedecer às regras sobre a quantidade de pescado permitido em determinados locais.
Nunca deve ser adquirido animais silvestres sem registros, pois a compra ilegal contribui para o tráfico de animais e afeta a biodiversidade de uma determinada região, levando até mesmo à extinção.
E um dos mais citados mundialmente, não jogar lixo no chão, lembrando sempre o destino adequado de cada material e separar os descartáveis para diminuir a quantidade de lixo nas grandes cidades.