No dia 21 de Setembro é comemorado o Dia da Árvore, data que ressalta sobre a importância da preservação do meio ambiente e das florestas.
A árvore é o maior símbolo da natureza, além de ser fundamental pelo funcionamento do planeta e responsável por fornecer a maior parte de oxigênio aos seres humanos.
Dia da Árvore
A comemoração do dia da árvore antecede o início da primavera no hemisfério sul, que neste ano começa no dia 23 de setembro. Um importante símbolo para a comemoração é o ipê amarelo, árvore escolhida junto com o pau-brasil para representar a nação brasileira.
Além de destacar sobre a importância da árvore, a celebração tem como objetivo promover a conscientização sobre a importância do cuidado frequente que a população deve ter como atividade principal no dia a dia.
Entre os fatores que as árvores podem proporcionar ao planeta, estão o equilíbrio climático, produção do oxigênio a partir do processo de fotossíntese, manutenção da vida, contribuição no ciclo da água, redução do calor nas cidades e entre outros.
Na economia, ela também tem um fator importante, sendo utilizadas na produção de móveis e no processo de construção de casas, além de participar da fabricação do papel por meio de sua celulosa.
Sem contar ainda que as árvores frutíferas movimentam o mercado com a comercialização das frutas.
Desmatamento
Segundo dados do Índice de Pesquisa Ambiental na Amazônia (IPAM), o desmatamento na floresta amazônica, maior reserva natural do mundo, registrou um recorde em 2022, acumulando entre os meses de janeiro a junho 3.988 km².
Com base no Instituto Brasileiro de Florestas, devido ao cenário, para recuperar a área devastada seria necessário plantar 1,2 trilhão de árvores para manter o controle do clima.
Sendo assim, um dos mecanismos para restabelecer as áreas afetadas é o reflorestamento, caso não seja possível, também existem outras atividades que podem contribuir com a natureza, como a revitalização de jardins, preservação da vegetação nativa, não cortar árvores sem autorização e apoiar programas de conservação de florestas.