O governo do Japão suspendeu temporariamente a importação de carne de aves do Mato Grosso do Sul (MS) após a confirmação de focos de gripe aviária. A decisão foi anunciada na noite desta terça-feira (19/9).
Conforme o Ministério da Agricultura, será proibida a importação de ovos, aves vivas, carnes de aves e seus subprodutos do estado. Outros estados não serão afetados.
Gripe aviária
O bloqueio para às compras ocorreu após a confirmação de casos de gripe aviária de alta patogenicidade em uma criação de aves domésticas de subsistência, no município de Bonito, no Mato Grosso do Sul.
O ministério informou que todas as medidas sanitárias já estão sendo providenciadas pelo Serviço Veterinário Oficial para a contenção do foco, além da realização de ações de vigilância em população de aves domésticas na região.
Além do Mato Grosso do Sul, em junho o Japão também suspendeu os produtos avícolas do Espírito Santo, período em que foi confirmado a gripe aviária em outras aves silvestres e em um pato de criação doméstica.
Atualmente, o Brasil é líder nas exportações de frango para o mundo, respondendo por 35% do mercado global. Conforme os dados do Sistema de Estatísticas de Comércio Exterior do Agronegócio Brasileiro (AgroStat), o Mato Grosso do Sul exporta ao país 18,4% de carne de frango in natura.
Número de casos
Até esta terça-feira (19), o Brasil registrou 106 casos de gripe aviária de alta patogenicidade. Sendo 103 ocorrências em aves silvestres e três em criação de subsistência.
Entretanto, até o momento não há nenhum foco confirmado da doença em produção comercial. Sendo assim, o país segue com status livre de influenza aviária de alta patogenicidade conforme a Organização Mundial de Saúde Animal (OMSA).