O fim do mês de maio será de bons volumes de chuva no Norte e tempo seco predominante no Centro-Sul do Brasil, segundo dados do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet).
Até dia 22 de maio, são previstos bons volumes de chuva superiores a 70 milímetros (mm), em áreas da Região Norte e no norte dos estados do Maranhão e Piauí, por conta da combinação do calor e a alta umidade com a Zona de Convergência Intertropical (ZCIT).
Previsão de chuva e tempo seco em diferentes regiões do Brasil
Ainda no Norte brasileiro, os volumes de chuva podem ultrapassar 100 mm em áreas centrais e no noroeste do Amazonas, Roraima, parte do Amapá e em pontos do Pará. Já no Acre, Rondônia, sul do Pará e no Tocantins, a chuva deve ser inferior a 30 mm.
No Nordeste são previstos acumulados de 10 mm e 30 mm no litoral da Bahia até Alagoas. Nas demais áreas, não deve chover, mas podem ocorrer volumes pontuais inferiores a 10 mm.
No Centro-Oeste, o tempo seco vai prevalecer em grande parte da região, com chuvas mais localizadas, com pancadas sobre o extremo norte de Mato Grosso, de volume de até 20 mm.
Na região Sudeste, o tempo quente e seco também vai predominar durante a semana, com possibilidade de chuva fraca e isolada em áreas próximas ao litoral do Espírito Santo.
E no Sul do Brasil, áreas de instabilidade podem provocar chuva no oeste e sul do Rio Grande do Sul, com volumes de no máximo 20 mm. Não há previsão de chuva em Santa Catarina e no Paraná.
Previsão para última semana de maio
De 23 a 30 de maio, a previsão do Inmet indica acumulados de chuva superiores a 60 mm, em parte da Região Norte e no litoral do Nordeste. Nas demais áreas, haverá pouca ou nenhuma chuva.
No Norte, os volumes de chuva podem ultrapassar 90 mm entre Roraima e Amapá. Já em áreas do sul do Amazonas, Rondônia, Tocantins e centro-sul do Pará, a chuva deve ser inferior a 20 mm.
Na região Nordeste, na faixa litorânea do Maranhão até o Ceará, os volumes podem variar entre 20 mm e 60 mm. Já na faixa litorânea entre o Rio Grande do norte e o sul da Bahia, os acumulados serão entre 30 mm e 70 mm. No semiárido, o tempo ficará seco.
Para o Centro-Oeste brasileiro, o tempo seguirá seco em praticamente toda a região, podendo ocorrer chuvas isoladas, mas com acumulados menores que 10 mm em Mato Grosso do Sul.
O Sudeste tem a mesma previsão do Centro-Oeste, mas com possibilidade de acumulados menores que 10 mm no litoral do Rio de Janeiro e do Espírito Santo.
No Sul do Brasil, a tendência é praticamente a mesma, com volumes menores que 20 mm, podendo atingir parte do Rio Grande do Sul. Nas demais áreas, os acumulados devem ser menores que 10 mm. No Paraná e em Santa Catarina, pode não chover no período.