A intensa onda de calor que está afetando praticamente todo o Rio Grande do Sul deve alcançar seu ponto mais crítico nos próximos dias, segundo o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet).
O instituto emitiu um alerta de risco extremo desde a última quarta-feira (5).
Onda de calor no Rio Grande do Sul

De acordo com a Climatempo, o calor intenso permanecerá elevando as temperaturas em todas as regiões do estado até a próxima quarta-feira (12).
Em Porto Alegre, as temperaturas podem atingir os 40ºC, com chances de superar o recorde de 43,8°C registrado em Quaraí na semana passada.
A capital gaúcha pode registrar novos recordes de calor para 2025. Até o dia 7 de fevereiro, a temperatura mais alta em Porto Alegre este ano foi de 37,6°C, no dia 4 de fevereiro, segundo o INMET.
Recorde de temperatura no estado

A cidade de Quaraí, localizada na Fronteira Oeste do Rio Grande do Sul, atingiu a marca de 43,8ºC na terça-feira (4).
Segundo a Climatempo, essa é a temperatura mais alta registrada no estado desde o início das medições regulares do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), em 1910.
Além disso, a Climatempo destacou que esse recorde também representa a maior temperatura registrada no Brasil em 2025. Este é o terceiro dia em que Quaraí alcança temperaturas extremas neste ano.
A onda de calor é um evento climático que ocorre quando uma região apresenta temperaturas significativamente mais altas do que o habitual por vários dias consecutivos.
Os meteorologistas consideram que o fenômeno é configurado quando as temperaturas ficam pelo menos 5ºC acima da média por um período mínimo de cinco dias. Por outro lado, o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) define uma onda de calor como um aumento de 5ºC na temperatura em relação à média mensal, sem levar em conta o número de dias em que o fenômeno ocorre.