Morreu, na manhã desta segunda-feira (17/7), a baleia jubarte que estava encalhada na praia de Caípe, na região metropolitana de Salvador na Bahia.
De acordo com o Projeto Baleia Jubarte, que confirmou a morte do animal, esta foi a segunda vez que o mamífero encalhou em menos de um mês. Após várias tentativas de desencalhe, o animal não resistiu e veio a óbito.
Baleia jubarte chegou a encalhar duas vezes, neste mês
Gustavo Rodamilans, veterinário e coordenador do Projeto Baleia Jubarte, explica que o animal encalhou, pela segunda vez, na última sexta-feira (14).
O Instituto do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Inema) e a Marinha do Brasil realizaram três tentativas de reboque da baleia, porém o animal conseguiu se desvencilhar da fita em todas as ocasiões.
O projeto informou que, embora o desencalhe não tenha sido bem-sucedido, a baleia foi movida para uma área menos rasa, cerca de 300 metros distante do ponto onde foi encontrada inicialmente.
Além disso, a equipe chegou a cogitar a eutanásia como forma de amenizar o sofrimento do animal.
A mesma baleia encalhou pela primeira vez no dia 8 de julho, na Baía de Todos-os-Santos, também na região metropolitana de Salvador.
No entanto, horas depois o mamífero conseguiu se desencalhar depois que pessoas ajudaram para que ela não se movesse para áreas mais rasas.
Mamífero parecia chorar devido o encalhe
Em um vídeo que circula na internet, o animal parecia chorar devido o encalhe. Contudo, o aspecto de olho lacrimejando é na verdade o funcionamento de uma glândula que atua contra o ressecamento do olho. Veja:
Ver essa foto no Instagram
De acordo com Gustavo Rodamilans, o animal apresentava uma luxação ou fratura em uma das nadadeiras, o que tornou mais difícil o seu retorno ao mar.
Goiano ajuda filhote de baleia desencalhar no sul da Bahia
Em outro caso, o goiano Thalis Braga, que é natural de Inhumas, ajudou a salvar um filhote de baleia jubarte encalhado em uma praia no sul da Bahia.
Ele explica que a baleia foi encontrada encalhada pelas crianças de sua família, no último sábado (15), entre as praias de Nova Viçosa e Mucuri.
Além disso, ele relata que foram feitas duas tentativas de resgate sem sucesso. Somente na terceira tentativa, quando a maré subiu, ele e seus familiares conseguiram levar o filhote para o alto mar.
“É igual ganhar na loteria, ninguém imagina que vai acontecer algo assim. Todo mundo ficou encantado em poder ajudar. O sonho da minha filha era conhecer o mar, viemos e teve todo o ocorrido”, comemorou o goiano.
Braga também mencionou que tentou falar com as autoridades responsáveis, porém não obteve uma resposta urgente, mesmo diante da condição debilitada do animal, que precisava ser devolvido ao oceano.