O clima deve mudar novamente. Neste fim de semana, boa parte do Brasil deve enfrentar uma nova frente fria, com registros de chuva e possibilidade de geada em pontos do Sul e Sudeste. O motivo é a passagem de um ciclone extratropical.
De acordo com o Climatempo, há chances de geada nas regiões de serra de Santa Catarina e do Rio Grande do sul, no sábado (17). Já no domingo (18), a previsão é de geada no Sudeste, especialmente no sul mineiro.
Por sua vez, a chuva deve ocorrer nas cinco regiões geográficas do país (Sul, Sudeste, Norte, Nordeste e Centro-Oeste), em ao menos um dos dias do fim de semana. Confira abaixo como fica a previsão do tempo, segundo o Climatempo.
Nova frente fria no Brasil – previsão do tempo
Sul
De acordo com o Climatempo, no sábado (17), a previsão é ocorra geada na região serrana entre Santa Catarina e Rio Grande do Sul e nos Campos de Cima da Serra (RS).
Além disso, as temperaturas não devem se elevar muito durante o dia e ficam mais amenas na metade oeste da região. Também estão previstas ventanias com velocidade acima de 50 km/h na fronteira oeste da Campanha Gaúcha.
No domingo (18), o tempo deve fechar no Rio Grande do Sul e no interior de Santa Catarina. A chuva vem em volumes expressivos na fronteira oeste e acompanhadas de trovoadas.
- Economia: Saiba quem são os maiores bilionários brasileiros do ramo de alimentos e bebidas, segundo a Forbes
Sudeste
No sábado (17), uma instabilidade climática atinge a costa paulista, o Rio de Janeiro e regiões do Rio Doce, centro e noroeste mineiro e o Espírito Santo.
No estado de Minas Gerais as temperaturas caem e deve fazer parte em grande parte da região, especialmente que a chuva deve vir de forma isolada e mal distribuída.
No domingo (18), a previsão é que a entrada de ar frio favoreça a possibilidade de geada no sul de Minas Gerais. Além disso, a temperatura também deve cair em São Paulo, no Rio de Janeiro e no Espírito Santo.
Centro-Oeste
Conforme previsão do Climatempo, no sábado (17), a chuva deve ocorrer apenas no norte e centro-norte do Mato Grosso, acompanhada de trovoada e sem volume expressivo. O tempo deve seguir firme nas demais áreas, com umidade do ar abaixo de 20% nos períodos mais quentes do dia.
Já no domingo (18), o tempo no Mato Grosso do Sul deve permanecer firme, mas pode chover com trovoadas no Mato Grosso e em Goiás. No território mato-grossense a chuva é volumosa, com picos de intensidade. Por outro lado, a chuva deve ser isolada e mal distribuída em Goiás.
- Agropecuária: Entenda a diferença entre ovelha, carneiro e cordeiro
Nordeste
No sábado (17), a chuva fica concentrada na costa nordestina, de forma isolada e mal distribuída. O risco maior é no norte e nordeste do maranhão, com tempo mais severo. No interior o clima continua seco com temperaturas elevadas.
No domingo (18), a chuva permanece concentrada na faixa litorânea, mas sem volumes expressivos. As temperaturas seguem elevadas nas demais regiões.
Norte
No Acre, Rondônia e Tocantins o tempo deve permanecer firme no sábado (17), porém, pode chover a qualquer hora do dia nas demais regiões. O norte do Pará corre risco de tempo mais severo.
No domingo (18), a pancadas de chuva devem atingir praticamente toda a região, acompanhadas de trovoadas. O tempo continua firma nos estados do Acre, sul de Rondônia e Tocantins.