Uma onda de calor atinge grande parte do País nesta semana. Com isso, mais de 50 cidades brasileiras registraram as maiores temperaturas de 2022, até o momento. Os registros são da última segunda-feira (12) e muitos municípios tiveram temperaturas acima de 40º C.
De acordo com o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), as altas temperaturas são provocadas a partir da formação de uma massa de ar seco associada à falta de chuva, cenário comum nesta época do ano na área central do Brasil.
Especialistas apontam que quanto mais dias sem chuva, mais a massa de ar seco se intensifica. Além disso, a chegada da primavera, na segunda quinzena de setembro, também contribui para as altas temperaturas.
Conforme aponta o Inmet, a partir desta quinta-feira (15), há uma pequena possibilidade de chuva nos locais mais afetados pelo calor na região central do país. Apesar de amenizar as temperaturas, o clima deve permanecer abafado.
Diante do calor intenso, a população deve estar atenta aos cuidados com a saúde, pois o Inmet já emitiu dois avisos de baixa umidade, que pode provocar ressecamento da pele, desconforto nos olhos, boca e nariz. Além disso, os riscos de incêndios florestais também aumentam exponencialmente.
Maiores temperaturas de 2022
Os estados do Centro-Oeste brasileiro lideram o ranking com as temperaturas mais altas. Algumas cidades registraram mais de 40ºC.
Entre os dez primeiros municípios da tabela, quatro são de Goiás, três do Tocantins, dois do Mato Grosso e um de Minas Gerais. Destes, oito tiveram registros acima de 40ºC.
- Adestramento de cães: Conheça 6 dicas para educar seu cachorro
Em primeiro lugar aparece a cidade de Aragarças, em Goiás, com 40,7ºC. Em seguida está a Cidade de Goiás e Formoso do Araguaia, no Tocantins, com 40,3ºC. São Miguel do Araguaia (GO) e Cuiabá (MT) registraram 40,2ºC. Porangatu (GO) e Peixe (TO) entram na lista com registro de 40,1ºC. Gurupi finaliza a lista das cidades com mais de 40ºC.
Confira a lista com as maiores temperaturas do ano:
Cuidados com a saúde
Além dos alertas, o Inmet divulgou instruções para os períodos de calor intenso. Veja:
- Beba bastante líquido.
- Atividades físicas são nocivas em tal tempo seco.
- Evite exposição ao sol nas horas mais quentes do dia.
- Use hidratante para pele e umidifique o ambiente.
- Evite bebidas diuréticas (café e álcool).
- Obtenha mais informações junto à Defesa Civil (telefone 199) e ao Corpo de Bombeiros (telefone 193).