O levantamento da precipitação de julho mostra que os maiores acumulados de chuva se concentraram na Região Norte e no litoral leste da Região Nordeste, enquanto o Centro-Oeste, grande parte do Sudeste e o interior nordestino registraram volumes reduzidos, com base nas informações do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet).
No Norte, os maiores registros ocorreram no extremo norte da região, com destaque para Roraima e Pará, onde os acumulados ultrapassaram 300 mm, chegando a 412 mm na estação de Caracaraí (RR).
Em Belém (PA), a chuva totalizou 251,2 mm, valor quase 98% acima da média histórica. A presença da Zona de Convergência Intertropical (ZCIT) explica os altos volumes na faixa norte.
Precipitações de julho

Em contraste, áreas do sul do Pará, Amazonas, Tocantins, Rondônia e leste do Acre registraram menos de 50 mm, com precipitação praticamente ausente em algumas localidades, como Tarauacá (AC), com acumulado 76% abaixo da média.
Na Região Nordeste, os maiores volumes se concentraram no litoral leste, especialmente na Paraíba e Rio Grande do Norte, com João Pessoa (PB) registrando 323,2 mm. No interior, predominaram condições secas, como em Caravelas (BA), com apenas 0,4 mm, valor 99,5% abaixo da climatologia. Em Caicó (RN), na região do Seridó, foram registrados 40,8 mm, 183% acima da média histórica.
O Centro-Oeste apresentou os menores acumulados do país, com Mato Grosso, Goiás e Distrito Federal registrando menos de 10 mm. No Mato Grosso do Sul, a maior precipitação foi observada em São Gabriel do Oeste, com 31,6 mm.

No Sudeste, Minas Gerais registrou volumes abaixo de 20 mm na maior parte do estado, com exceção da Zona da Mata e extremo sul, onde os acumulados atingiram até 30 mm. No Rio de Janeiro, Espírito Santo e setor centro-sul paulista, os registros mensais alcançaram 70 mm, com destaques para Alto da Boa Vista (RJ) com 225,3 mm, Angra dos Reis (RJ) com 114,2 mm e Iguape (SP) com 100,4 mm.
Na Região Sul, os volumes superaram 40 mm na maior parte do território, com acumulados acima de 70 mm no centro-oeste do Paraná e nas regiões central e sul do Rio Grande do Sul.
As estações de Caçapava do Sul (RS) e Encruzilhada do Sul (RS) registraram 137,8 mm e 133,8 mm, respectivamente. Já no nordeste de Santa Catarina e leste e norte do Paraná, os volumes ficaram abaixo de 40 mm, como na estação de Ituporanga (SC), com precipitação 68% inferior à média histórica.