O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) divulgou nesta segunda-feira (6), uma alerta para uma onda de calor com previsão de temperaturas 5 graus Celsius acima da média.
Conforme o Inmet, o aviso vale por pelo menos cinco dias, sendo até a próxima quinta-feira (9).
Onda de calor
O próprio Inmet destacou que o grau de severidade do fenômeno como de “grande perigo”.
O aleta destacou que os principais estados afetados serão o Rio de Janeiro, São Paulo, Minas Gerais e Paraná, incluindo regiões metropolitanas do Rio de Janeiro e de São Paulo, sul e sudoeste de Minas Gerais.
Além do mais, ainda deve afetar Campinas (SP), Bauru (SP), Piracicaba (SP) e centro oriental paranaense.
Outras áreas listadas pelo Inmet são Itapetininga (SP), Zona da Mata (LG), Ribeirão Preto (SP), região marco metropolitana paulista, Araraquara (SP), sul, noroeste, baixadas e centro do estado do Rio, Vale do Paraíba paulista, sul do Espírito Santo e centro oriental do Paraná.
- Onda de calor: saiba como cuidar do seu pet durante as altas temperaturas
Veja como acontece a onda de calor
As onda de calor são fenômenos climáticos caracterizados pelo aumento anormal das temperaturas. Sendo assim, elas são causadas pela ação de massas de ar quente.
Elas também são um dos elementos que provocam as mudanças climáticas atuais. No Brasil, esse fenômeno tem sido recorrente acompanhado de temperaturas elevadas e precipitações escassas.
Portanto, as ondas de calor provocam a retração da umidade, a diminuição da nebulosidade, a intensificação da radiação e a ausência de chuvas.
A duração de uma onda de calor é bastante variável, podendo durar poucos dias até um prazo semanal a dependes das condições atmosféricas e climáticas locais.
Sendo assim, uma onda de calor causa consequências tanto no ambiente natura como nas atividades humanos, ocasionando risco de ocorrência de queimadas e a desidratação.