Acontece até a próxima sexta-feira (4/2), o 2º roadshow, evento para esclarecer dúvidas sobre a concessão e o processo licitatório do Parque Nacional do Iguaçu, no Paraná. A área possui quase 2 mil hectares e é rica em biodiversidade da flora e fauna brasileira, sendo considerada a maior reserva remanescente de Mata Atlântica da região.
A principal atração turística do parque, que foi criado em 1939, são as Cataratas do Iguaçu, eleitas uma das Sete Maravilhas da Natureza em 2011.
Evento que discute concessão do Parque Nacional do Iguaçu
O evento é organizado pelo Ministério do Meio Ambiente (MMA), voltado para o esclarecimento de dúvidas sobre o processo licitatório. Hoje, o 2º Roadshow conta com reuniões presenciais com investidores. Nos dias 3 e 4 as reuniões serão por videoconferência.
De acordo com a assessoria do MMA, os encontros são fechados e confidenciais para preservar “informações estratégicas e dúvidas” de cada potencial investidor junto aos órgãos envolvidos.
O edital do leilão, divulgado em dezembro de 2021, estipula que os futuros franqueados não poderão cobrar por ingressos “acima do valor contratual”. Podem ser criados pacotes especiais para visitas de mais de um dia para incentivar a permanência dos turistas na área.
“Moradores dos 13 municípios do entorno do parque terão desconto no ingresso e pagarão 20% do valor máximo previsto”, informa o MMA.
A nova concessão tem potencial para dobrar o número de visitantes do parque em 30 anos, e a ampliação da área de concessão e o investimento podem aumentar a atratividade da visita. O leilão está previsto para acontecer no dia 22 de março.
Segundo o MMA, a concessão trará um investimento de R$ 500 milhões somente em infraestrutura. Durante o período de concessão, também serão investidos R$ 3 bilhões de reais na operação do parque.
*Com informações da Agência Brasil