A semana começa com diferentes padrões de chuva e umidade em todas as regiões do Brasil. No Norte, as áreas de instabilidade se concentram principalmente na região central do Amazonas, enquanto os demais estados apresentam precipitações mais distribuídas, com volumes entre 20 e 50 mm em cinco dias.
Com base nas previsão do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), o Amapá, norte do Pará e leste de Roraima devem ter pouca ou nenhuma chuva, apenas eventuais pancadas rápidas. No geral, o Amazonas permanece como o principal foco de precipitação.
Padrões de chuva e umidade em todas as regiões do Brasil nesta semana

Já a umidade relativa do ar segue alta, acima de 50% na maior parte da Região Norte, exceto no Amapá e norte do Pará, onde poderá cair para cerca de 30% ao longo da semana.
No Nordeste, a maior parte da região terá dias sem chuva. A exceção fica por conta do sul e oeste da Bahia, que devem registrar precipitação recorrente a partir de quarta-feira (26), com volumes que podem chegar a 100 mm entre os dias 26 e 27, especialmente no interior do estado.
Também são previstas chuvas isoladas, porém menores, no interior do Piauí e Maranhão. A umidade relativa do ar deve ficar baixa em grande parte da região, especialmente na área de encontro entre Piauí, Ceará, Pernambuco e Bahia, podendo chegar a níveis inferiores a 20%, com possibilidade de mínimas abaixo de 15%. Nos locais onde a chuva ocorrer, como sul e oeste da Bahia, os índices podem subir para 50% ou mais.

Na Região Centro-Oeste, o norte de Goiás deve registrar chuvas volumosas, entre 100 e 150 mm, enquanto o norte da região terá precipitações menores, mas concentradas, de 60 a 80 mm. O sul dos estados e o Mato Grosso do Sul terão redução das chuvas a partir do dia 26.
O Distrito Federal pode ter pancadas rápidas e localizadas, sem grandes impactos nos acumulados, que variam entre 30 e 60 mm em cinco dias. A umidade relativa deve começar em torno de 50% e diminuir para 30-40%, com os menores índices concentrados no Centro-Sul da região.
No Sudeste, o início da semana traz chuvas volumosas devido à atuação de um ciclone subtropical associado a uma frente fria. São Paulo registra precipitação entre 40 e 100 mm, com possibilidade de tempestades, especialmente na faixa litorânea.
Já no Sul, a combinação de um cavado em níveis médios e a atuação de um ciclone subtropical favorece chuvas intensas no ramo leste e litoral de Santa Catarina e Paraná, com acumulados superiores a 115 mm no dia 24, período de maior concentração de precipitação.







