Às vésperas da COP30, que será realizada em Belém (PA), o governo da Suíça anunciou neste domingo (9) uma nova doação de 5 milhões de francos suíços, cerca de R$ 33 milhões, ao Fundo Amazônia.
O anúncio foi feito durante o evento “Presença Suíça na COP30”, realizado no Museu Paraense Emílio Goeldi, em Belém.
Doação para o Fundo Amazônia na véspera da COP30

A cerimônia contou com a presença da ministra do Meio Ambiente e Mudança do Clima, Marina Silva, do presidente do BNDES, Aloizio Mercadante, da vice-governadora do Pará, Hana Ghassan, além de representantes da diplomacia suíça e de instituições ambientais brasileiras e internacionais.
O novo aporte reforça o papel do Fundo Amazônia como principal instrumento global de financiamento para projetos de Redução de Emissões por Desmatamento e Degradação Florestal (REDD+). A parceria entre Brasil e Suíça teve início em 2023, com a primeira contribuição suíça de mesmo valor.
Durante o evento, Marina Silva destacou que as doações refletem o reconhecimento internacional dos resultados alcançados pelo país no combate ao desmatamento.
Segundo a ministra, o Brasil reduziu em 50% a perda de cobertura vegetal na Amazônia entre 2022 e 2024, evitando a emissão de mais de 700 milhões de toneladas de CO₂.
Fundo Amazônia

Criado em 2008, o Fundo Amazônia é gerido pelo Ministério do Meio Ambiente e pelo BNDES. Desde então, tornou-se referência mundial em cooperação climática, apoiando mais de 600 organizações e 144 projetos, beneficiando cerca de 260 mil pessoas na região.
Após a retomada das doações em 2023, o Fundo contratou R$ 1,6 bilhão em novos recursos e ampliou o número de países doadores de três para nove, fortalecendo a atuação brasileira no cumprimento das metas do Acordo de Paris e no combate ao desmatamento. na Amazônia Legal (PPCDAm).







