No próximo fim de semana, o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) alerta para a ocorrência de tempestades fortes em áreas das regiões Sudeste e Centro-Oeste do Brasil.
A partir desta sexta-feira (17), o calor forte junto ao aumento da umidade ao longo da atmosfera e ao padrão dos ventos em altos níveis, vai potencializar a ocorrência de temporais localizados, com rajadas de vento e queda de granizo em São Paulo, Triângulo Mineiro e faixa oeste e sul de Minas Gerais, Rio de Janeiro, Goiás, Distrito Federal e Mato Grosso.
Tempestades no fim de semana
No sábado (18), com a aproximação de uma frente fria pelo litoral da Região Sudeste, a chance de temporais, com rajadas de vento, podendo variar entre 80 km/h e 100 km/h, e queda de granizo é grande no sul de Mato Grosso do Sul, São Paulo, sul de Minas Gerais e no Rio de Janeiro.
No domingo (19), os temporais podem se espalhar pela área central do país, por conta do aumento na convergência de umidade pelo continente, o que aliado a atmosfera fortemente quente, úmida e instável, mantém o cenário.
Além disso, entre domingo e a próxima segunda-feira (20), a previsão indica a ocorrência de grandes volumes de chuva em São Paulo, especialmente no centro-norte do estado, capital e Região Metropolitana, faixa litorânea e região do Vale do Paraíba, sul de Minas Gerais, região da Zona da Mata mineira e no Rio de Janeiro.
O volume de chuva em 24h pode ficar em torno de 80 milímetros (mm) e, de forma pontual, passar de 100 mm nestas áreas.
Temporais mantêm Região Sul em alerta
Nos próximos dias, o ar quente, úmido e bastante instável segue predominando na região Sul do País. Até sexta-feira (17), a instabilidade se mantém, com novos temporais em áreas dos três estados.
Os maiores acumulados de chuva, entre até a próxima quinta-feira, devem ocorrer entre o norte do Rio Grande do Sul e o sul do Paraná, com valores diários acima de 100 mm em algumas localidades. O acumulado de chuva para os próximos dias serão de volumes que podem superar 300 mm nestas áreas.
No sul gaúcho e norte paranaense, não se descartam volumes de chuva pontuais em torno de 50 mm e alguns temporais.