Dentre as principais dificuldades dos donos de pets, está a desobediência do animal, em especial se a família mora em um imóvel pequeno e o animal precisa seguir algumas ‘regras’ da casa. Por isso, é necessário entender sobre o adestramento de cães.
Em grande parte das vezes o que faz com que o cachorro se comporte desta forma é o fato de não terem aprendido os limites da forma correta ou, em alguns casos, não tiveram os instintos direcionados para comportamentos mais adequados dentro ambiente doméstico.
Adestramento de cães
Imponha limites ao seu cachorro desobediente
Quando o seu pet mão obedecer, saiba ser firme com o animal e imponha limites a ele. Isso é feito através de um ‘não’ dito com firmeza e a interrupção do comportamento errado. Outra dica é incentivar o cachorro a socializar com pessoas e animais, porém sem forçar. Não permita que ele ande puxando a guia.
Reforço positivo
Tente aplicar a técnica de reforço positivo, onde sempre que ele se comportar adequadamente será recompensado. Nessa situação, quando ele obedecer às suas ordens, deve-se elogiá-lo e oferecer uma recompensa. Comandos como “senta”, “deita”, “fica” e “vem”, facilitam a socialização.
Nunca, jamais bata em seu cachorro
Agredir o cachorro não é uma alternativa. Bater no animal pode, inclusive, fazer com que ele se torne acuado e medroso. Colocá-lo de castigo também não é uma opção, visto que ele não entenderá o motivo. A melhor saída é saber ser firme quando precisar dizer não, mas sem traumatizá-lo.
Tenha paciência e persistência
É preciso ter em mente que, se o seu cachorro for do tipo que não obedece, o comportamento dele não será mudado com facilidade. Por isso, tenha paciência e persistência. Caso ele comece a obedecer e depois volte a ter mau comportamento, será necessário começar de novo. Isso é normal e faz parte do processo.
Carinho é fundamental nesse processo
Todo animal de estimação precisa de carinho e atenção, por isso brinque com o seu pet, saia para passear, leve-o a parques e mostre que ele é querido na família. Outro ponto importante é oferecer uma alimentação de qualidade.
Não tenha medo de pedir ajuda
Caso o animal tenha uma mudança repentina de comportamento, a recomendação é leva-lo ao veterinário para investigar a causa. O profissional deve realizar alguns exames para saber se está tudo bem com a saúde do seu pet.
Em alguns casos, onde apenas essas dicas não tenham surgido o resultado esperado, a ajuda de um adestrador pode ser necessária. A função destes é auxiliar para que você e seu animal tenham uma convivência melhor.