A 23ª edição do Agroleite 2023, feira de tecnologia da cadeia do leite na América Latina, acontece de 8 a 11 de agosto, na Cidade do Leite, no Parque de Exposições Dario Macedo em Castro-PR, com o tema Conectando o Futuro do Leite.
O evento que é organizado pela Cooperativa Castrolanda, busca mostrar como a cultura leiteira tem inovado e investido em tecnologia, gerando conhecimento. A expectativa da organização é receber mais de 100 mil visitantes nos quatro dias de evento e gerar cerca de R$ 150 milhões em negócios.
Programação do Agroleite 2023
A entrada é gratuita e a programação inicia todos os dias às 8h da manhã e os portões fecham às 19 horas. A extensa programação conta com julgamento de animais, torneio leiteiro, parque de forragens, fóruns e painéis sobre diversos temas, visitas a propriedades leiteiras da região e mais.
São 279 empresas expositoras, com exposição de 490 animais das raças Holandesa preta a branca e vermelha e branca, e Jersey, e cerca de 35 cabeças de ovinos na mostra de Ovinocultura.
Serão promovidos fóruns e painéis que abordam temas específicos da cadeia produtiva do leite e de outras cadeias, com temas como: Perspectivas do mercado de leite- Brasil e Mundo; Nutrição, Saúde e Robotização, o que esperar do futuro; O Futuro do Agronegócio do Brasil; e Cenários para o mercado agrícola- Safra 2023/2024.
A agenda completa está disponível no site da Agroleite 2023.
- Sustentabilidade: Pecuária brasileira pode reduzir emissão de metano por litro de leite
Julgamento de raças e Torneio leiteiro
No Arena Agroleite, 420 animais vão entrar na pista de julgamento para concorrer ao título de melhor animal de sua categoria e quem sabe conquistar os maiores títulos da exposição: Vaca do Futuro, para o gado jovem, e Campeã Suprema das Raças, a o melhor animal do evento.
Para o Torneio Leiteiro estão inscritos 24 animais. A competição movimenta o Pavilhão Agroleite em disputas que medem produtividade por volume ou por aproximação, em três categorias distintas: maior produção vaca jovem, maior produção vaca adulta e produção por aproximação.
Rota do Leite
A Rota do Leite vai levar o público do evento para conhecer propriedades de pecuária leiteira em Castro, a Capital Nacional do Leite. As visitas acontecerão nos períodos da manhã e tarde dos dias 08, 09 e 10 de agosto, em seis propriedades diferentes, duas a cada dia, uma para cada período. A atividade é gratuita, sem custo para o participante.
As propriedades a serem visitadas são de vários portes, umas de grande produção diária de 45 mil litros por dia, outras de produção menor com 1.500 litros, mas todas de alto desempenho dentro dos sistemas de produção que adotaram. Uma grande oportunidade para conhecimento de como o leite é produzido na região.
As inscrições devem ser feitas através do site do Agroleite, no menu eventos e na sequência “Rota do Leite: Visita à propriedade”. As vagas são limitadas a 40 visitantes por fazenda.