As fortes chuvas que atingiram a cidade de Dois Vizinhos, no Sudoeste do Paraná, provocaram inundações em aviários no último sábado (28/10).
Conforme a Defesa Civil, o Rio Jirau transbordou, invadiu as granjas e milhares de aves morreram.
Prejuízo nos aviários
Segundo o produtor rural Odolir Piccoli, um dos proprietários de uma granja ao lado do rio Dois irmãos que ficou totalmente alagada, foi preciso abandonar o local, pois poderia não estar vivo.
“Subiu dois metros em questão de meia hora, invadiu a propriedade e ficou na altura da cintura. Mais de 15 minutos e a gente teria dificuldade para sair de lá”, afirmou.
O produtor estima um prejuízo de aproximadamente R$ 500 mil após a perda de 70% das 90 mil aves alojadas, ração e além de danos na estrutura. Odolir relatou que não teve perda apenas nas granjas vizinhas que ficam em um altitude maior em relação ao nível do rio.
As inundações também afetaram diversos bairros da cidade, incluindo Sagrada Família, Centro-Sul, Vitória, Esperança, São Francisco Xavier e Vale do Country.
Fortes temporais
Entre as principais áreas atingidas, está o município de Dois Vizinhos, na qual a área urbana ficou totalmente alagada e seis mil pessoas foram afetadas. A Defesa Civil pontuou que a situação jamais havia sido presenciada anteriormente.
Com base nos dados do Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais (Cemaden), nas últimas 48 horas o município de Dois Vizinhos registrou 302,4 milímetros de chuva.
Em algumas regiões, os acumulados superam as médias climatológicas do mês de outubro entre 40% e 70% e o alerta ainda permanece para o decorrer da semana. O Climatempo explica que a previsão é que toda a instabilidade seja reforçada por um sistema de baixa pressão que está vindo do Paraguai, com grande potencial de chuvas acompanhadas por ventos e raios.
“Terça ainda com essa condição. Quarta vai ter um pouco com mais de sol e o risco de temporal diminui, mas não para de chover. Semana bem instável com chuva persistente e ainda com potencial para danos”, destaca Stefanie Tozzo, da Climatempo.
Devido à situação, o prefeito de Dois Vizinhos, Luis Carlos Turatto, decretou situação de emergência na cidade.
- Tatu-canastra: Maior tatu do mundo é flagrado passeando em lavoura de Goiás