Mais de 160 cabeças de gado foram furtadas de uma fazenda na zona rural de Luziânia, cidade de Goiás localizada no Entorno do Distrito Federal.
O caso é investigado pela Polícia Civil de Goiás, por meio da Delegacia Estadual de Repressão a Crimes Rurais (DERCR), que realizou na última quinta-feira (17) a Operação Pasto Vazio.
Cabeças de gado furtadas

De acordo com a corporação, o furto aconteceu em abril de 2024, totalizando 166 animais furtados. Segundo apurado, o crime envolveu a retirada premeditada dos animais, que estavam sob a guarda do arrendador da fazenda onde ocorriam as atividades.
Para dificultar o rastreamento, os criminosos removeram os brincos de identificação dos semoventes e utilizaram caminhões boiadeiros para o transporte clandestino, principalmente durante o período noturno.
Conforme a polícia, o arrendador da propriedade é apontado como possível organizador da ação, responsável pela logística da retirada ilegal dos animais.
Diante dos fatos, as equipes policiais fizeram buscas em imóveis localizados no Jardim ABC e no Assentamento dos Cunhas, em Cidade Ocidental (GO), além de endereços no Setor Sudoeste e Guará II, no Distrito Federal.
No total, foram cumpridos quatro mandados de busca e apreensão para aprofundar a apuração e tentar recuperar o gado desaparecido.

Leia também:
- Tarifa dos EUA pressiona agro e ameaça setores estratégicos do Brasil; entenda
- Câmara aprova uso de R$ 30 bilhões do pré-sal para renegociar dívidas do agronegócio
- Frigoríficos de MS paralisam embarques de carne bovina aos EUA após tarifa de 50%
- Incêndios impulsionam alta no desmatamento na Amazônia entre agosto e junho de 2025