A 20ª edição da Semana do Pescado começou no dia 1º e vai até 15 de setembro no Brasil, com o objetivo de incentivar o consumo de peixes e frutos do mar, por meio de descontos aos consumidores, em toda a cadeia produtiva.
A Campanha criada pelo Ministério da Pesca e Aquicultura, mas agora com a organização do setor privado, busca estimular o consumo de pescados pela população brasileira, que é de cerca de 10 quilos por ano, segundo a Associação Brasileira da Piscicultura (Peixe BR), com maior venda durante a Semana Santa.

Semana do Pescado
Com a Semana do Pescado, o setor incentiva tanto o empreendedorismo pesqueiro a divulgar e vender mais seus produtos, quanto os consumidores a consumidor mais proteína dos mares e rios brasileiros. Eventos simultâneos, com captação de patrocínios e divulgação nas redes sociais acontecem em todo o país ao longo da Campanha.
Todas as etapas da cadeia produtiva se articulam para oferecer peixes, frutos do mar e derivados com grandes descontos, envolvendo pescadores, armadores, indústrias, revendedores, grandes cadeias de supermercados, bares e restaurantes que aderem ao chamado.
Outro objetivo da Semana do Pescado é criar umaa segunda onda de consumo de pescado no Brasil ao longo do ano, além da época de Quaresma, gerando oportunidade de alavancar as vendas.
“Diversas ações que vem sendo desenvolvidas pelo ministério em parceria com diferentes órgãos e a iniciativa privada vem gradativamente aumentando a competitividade do pescado brasileiro. Com isso, esperamos incentivar cada vez mais o consumo. Esse evento faz toda a diferença nesse sentido”, afirma André de Paula, ministro da Pesca e Aquicultura.
Veja como participar da Semana do Pescado como empreendedor pesqueiro.

Crescimento do consumo de pescado
Desde que foi criada em 2004, a campanha já alcançou alguns resultados com o aumento de 6,5 quilo de pescado por brasileiro/ano para os 10 quilos atuais/ano, representando uma alta de 65%.
Dados do levantamento do Anuário 2023 Peixe BR da Piscicultura, apontam que em 2022 foram cultivadas 860.355 toneladas de peixes no Brasil, o que gerou R$ 9 bilhões em receita.
O Brasil produz 20 espécies de pescados em suas águas, a campeã de cultivo é a tilápia com 63,93% do mercado nacional; seguida pelo tambaqui e o camarão.