Portal Agro2
Sem resultado
Ver todos os resultados
Portal Agro2
Sem resultado
Ver todos os resultados
Portal Agro2
Sem resultado
Ver todos os resultados

Custo da pecuária de leite sobe; preço pago pelo produto cai 30% em um ano

Boletim do Cepea indica que custos com concentrados, adubos e medicamentos subiram; margem dos pecuaristas recuou 69% em 2023.

Por Janaina Honorato
Publicado em 27/12/2023 às 20:10
Margem dos pecuaristas recuou 69% em 2023.

Margem dos pecuaristas recuou 69% em 2023. Foto: Divulgação

Share on FacebookShare on Twitter

O preço do leite cru captado por laticínios caiu 4,3% em outubro frente a setembro, chegando a R$ 1,9675/litro na Média Brasil. É o sexto mês consecutivo de queda e no acumulado de 2023, a desvalorização é de 24,8% e em relação a outubro de 2022 é de expressivos 30,4%.

É o que aponta o Boletim do Leite de dezembro, realizado pelo Centro de Estudos Avançados em Economia Aplicada (Cepea), que mostra que o Custo Operacional Efetivo (COE) da pecuária leiteira registrou alta de 0,6% na média de novembro, puxado pela valorização dos concentrados, adubos, corretivos e alguns medicamentos.

LEIA TAMBÉM

Brasil pode retomar exportações de carne de frango após 28 dias sem novos casos de gripe aviária

Jordânia e Kuwait reduzem restrições à carne de frango brasileira

Exportações de gado vivo avançam e podem alcançar 1,5 milhão de cabeças em 2025

Exportações de gado vivo avançam e podem alcançar 1,5 milhão de cabeças em 2025

Boletim do Cepea indica que custos com concentrados, adubos e medicamentos subiram.
Boletim do Cepea indica que custos com concentrados, adubos e medicamentos subiram. Foto: Divulgação

Custos pecuária de leite

Mesmo que no acumulado do ano, o COE apresente retração de 4,84%, a diminuição do preço do leite supera a desvalorização dos insumos no mesmo período e, com isso, estima-se que a margem bruta dos pecuaristas tenha recuado expressivos 69% no ano. De janeiro a novembro de 2023, a receita total das propriedades caiu 22% em média.

O aumento dos custos formado pelas bacias leiteiras de BA, GO, MG, SC, SP, PR e RS, está ligado ao encarecimento dos concentrados, principalmente pela alta no preço do milho. Em outubro, o produtor precisou de 30,1 litros de leite para adquirir uma saca de 60 kg do grão, 12,8% a mais que em setembro, acima da média dos últimos 12 meses, de 27,8 litros/saca, retomando os patamares mais elevados vistos no começo do ano.

No grupo de adubos e corretivos, instabilidades e incertezas quanto à disponibilidade desses insumos no mercado global explicam os aumentos. No caso dos medicamentos, a maior demanda sazonal por antibióticos e antimastíticos elevaram ligeiramente os valores médios em novembro.

  • Política: Linha de crédito especial é aprovada para produtores de leite do Brasil

Preço do leite pago ao produtor

Contudo, pesquisas do Cepea indicam que o movimento de queda no preço ao produtor pode ter chegado ao fim na maior parte das bacias leiteiras. Enquanto os valores do produto captado em novembro devem permanecer estáveis no Sudeste, no Sul, espera-se uma virada na tendência.

A desvalorização do leite esteve ligada ao excesso de oferta, tanto pelo aumento da produção doméstica quanto pelas importações crescentes. Porém, a captação dos laticínios tem desacelerado desde setembro e, em outubro, o Índice de Captação Leiteira (ICAP-L) do Cepea avançou apenas 1,4%.

A produção de leite vem sendo limitada pela combinação de clima adverso à atividade (seca e calor no Sudeste e Centro-Oeste e excesso de chuvas no Sul) com margens espremidas dos pecuaristas.

Importações de lácteos seguem em crescente.
Importações de lácteos seguem em crescente. Foto: Divulgação

Importações

Com a queda no preço do leite, as importações chegaram a perder força em setembro, porém, voltaram a crescer em outubro e novembro. Dados da Secex (Secretaria de Comércio Exterior) mostram que as compras externas de queijos puxaram a alta de 5% nas importações de novembro que foram de 203,9 milhões de litros em equivalente leite, e que, no acumulado do ano, o volume adquirido supera em mais de 70% o registrado no ano passado.

No acumulado do ano (até novembro), as compras externas de lácteos somam 2,02 bilhões de litros em equivalente leite, volume 71,7% acima do registrado no mesmo período de 2022.

As importações seguiram crescentes, atingindo o quarto maior volume de 2023. O déficit da balança comercial aumentou para US$ 80,3 milhões em receita, 4,7% superior à de outubro e 199,2 milhões de litros em equivalente leite, quantidade 7,4% maior.

Ainda assim, os estoques de lácteos estiveram mais limitados em novembro, o que ajudou a frear a queda no preço de alguns lácteos e a elevar as cotações do UHT e da muçarela. Contudo, a valorização não foi suficiente para garantir rentabilidade aos laticínios e a alta não persistiu na primeira quinzena de dezembro, prejudicado pela queda do consumo e pela concorrência entre laticínios e entre os produtos brasileiros e importados.

  • Pesquisa: Aplicativo calcula conforto térmico e perda estimada de leite
Tags: BrasilCepeaCOEcustoImportaçõesLeitemargempecuáriapecuária de leitepreço

Notícias relacionadas

Brasil é reconhecido internacionalmente como livre de febre aftosa sem vacinação

Brasil é reconhecido internacionalmente como livre de febre aftosa sem vacinação

A Organização Mundial de Saúde Animal (OMSA) reconheceu oficialmente o Brasil como zona livre de febre aftosa sem vacinação. O...

Goiás deve obter reconhecimento internacional como zona livre de febre aftosa

Goiás deve obter reconhecimento internacional como zona livre de febre aftosa

O estado de Goiás está prestes a receber reconhecimento oficial como zona livre de febre aftosa sem vacinação por parte...

Países flexibilizam medidas contra a carne de frango do Brasil; confira quais

Países flexibilizam medidas contra a carne de frango do Brasil; confira quais

Alguns países que haviam adotado restrições à carne de frango brasileira por causa da gripe aviária decidiram flexibilizar as medidas....

Área com foco de gripe aviária em Montenegro inicia vazio sanitário após desinfecção

Área com foco de gripe aviária em Montenegro inicia vazio sanitário após desinfecção

O serviço veterinário oficial finalizou os trabalhos de limpeza e desinfecção na propriedade localizada em Montenegro (RS), onde foi identificado...

logomarca Agro2

Plantando ideias. Colhendo soluções.

Notícias sobre agronegócio e safras, dicas de manejo da terra e de como melhorar sua produção agropecuária.

CONHEÇA

  • Home
  • Quem somos
  • Expediente
  • Comercial
  • Podcast AGRO2
  • Contato

PRIVACIDADE

  • Política de Privacidade
  • Política de Segurança LGPD
  • Termos de Uso
  • Cookies

REDES SOCIAIS

PODCASTS

INSCREVA-SE
em nossa newsletter

© 2024 Portal AGRO2

Sem resultado
Ver todos os resultados
  • Últimas notícias
  • Agricultura
  • Agronegócio
  • Dicas
  • Economia
  • Meio Ambiente
  • Pecuária
  • Podcast
  • Política
  • Tecnologia
  • Contato
    • Quem somos
    • Comercial
    • LGPD
    • Política de Privacidade

© 2022 Agro2 - Plantando ideias. Colhendo soluções.