O aplicativo BovConfort para dispositivos móveis vem para auxiliar na bovinocultura, relacionando o estresse térmico com a queda ou não na produção diária de leite.
É resultado de um projeto de pesquisa do Departamento de Diagnóstico e Pesquisa Agropecuária, da Secretaria da Agricultura, Pecuária, Produção Sustentável e Irrigação (DDPA/Seapi) do Rio Grande do Sul, para o desenvolvimento de ferramentas digitais aplicadas na área de produção de bovinos.

Aplicativo para controle térmico da produção de leite
O BovConfort é voltado para criadores e profissionais das Ciências Agrárias, no sentido de auxiliar a identificar situações de estresse térmico em bovinos leiteiros e projetar estimativas de perdas na produção de leite decorrentes desse estresse. Com estas informações, eles podem estabelecer estratégias de manejo para mitigar os efeitos.
Frente às mudanças climáticas, os bovinos podem passar por desconforto quando estão em condições ambientais extremas. No aplicativo BovConfort, você consegue calcular o Índice de Temperatura e Umidade (ITU), que determina a condição de conforto/desconforto do rebanho, bem como o cálculo de Perda Estimada de leite (DPL). Também inclui informações importante sobre dicas de manejo do gado leiteiro. O BovConfort está disponível para download gratuito neste link, rodando em aparelhos com a plataforma Android.
Outros aplicativos
O grupo já conta com dois outros aplicativos disponíveis: o BovCria, que fornece apoio para criadores, profissionais e estudantes de ciências agrárias possam avaliar resultados dos rebanhos de cria, de forma ágil e rápida. No app é possível calcular taxa de concepção, parição, desmame das fêmeas, além de auxiliar na adoção de boas práticas de manejo para alcançar melhores índices reprodutivos dos rebanhos de cria.
O outro aplicativo é o BovSan, que informa sobre doenças que afetam a saúde reprodutiva de bovinos, com conteúdo sobre doenças bacterianas, víricas e protozoáricas, bem como profilaxias para doenças reprodutivas e mais informações para produtores, estudantes e pesquisadores das ciências agrárias.
- Sustentabilidade: Pecuária brasileira pode reduzir emissão de metano por litro de leite