Cozido, mexido e frito. Ovos são uma boa pedida em todas as refeições, por isso o consumo da proteína aumenta ano a ano. No Dia Mundial do Ovo, 13 de outubro, o mercado analisa que a produção brasileira de ovos vem se destacando em 2023, por conta da maior demanda externa e interna dos últimos três anos.
Crescimento que afeta o planejamento estratégico dos produtores que precisam avaliar aumento de escala de produção, expansão de área, além dos impactos econômicos sobre o custo de produção, margem bruta e renda.
Produção brasileira de ovos
A produção de ovos no Brasil deve atingir 40 bilhões de unidades em 2023, um aumento de 10,8% em relação ao ano anterior, segundo dados da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab).
Aproximadamente 80% da produção de ovos no país são para o consumo de brasileiros e estrangeiros. O modelo de produção predominante é o independente, onde o produtor compra aves, insumos e faz comercialização dos ovos, segundo o IBGE (Instituto Nacional de Geografia e Estatística). O restante da produção são ovos para incubação, que por sua vez predomina o formato de integração, entre avicultor e indústria.
Segundo a Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA), de janeiro a setembro de 2023, as exportações de ovos no Brasil chegaram a 41,03 mil toneladas, alta de 125% em relação ao mesmo período do ano anterior, desempenhando um papel importante na geração de receita para o país.
Os preços dos ovos comerciais subiram em outubro de 2023, soma da alta demanda com a menor oferta. De acordo com o Cepea (Centro de Estudos Avançados em Economia Aplicada, da Esalq/USP), o mercado segue mais aquecido e com demonstrações de recuperação.
Consumo de ovos
Nos cálculos da Associação Brasileira de Proteína Animal (ABPA), o consumo brasileiro de ovos durante a pandemia aumentou cerca de 37%, tendo aumentado o consumo per capita no país de 212 ovos por habitante/ano em 2018 para 241 ovos/habitante/ano em 2022, um crescimento de 13,67%.
Ovos vão bem com arroz e feijão, no pão ou pra fazer aquele omelete. Do café da manhã ao jantar, o ovo pode ser consumido de diversas formas, além de possuir um bom valor nutricional, sendo caracterizado como uma proteína completa, que contém todos os aminoácidos, além das vitaminas A, D, E e do complexo B, fósforo, ferro e cálcio.
O ovo é rico em proteínas que ajudam na energia do organismo e no aumento da massa muscular, ajuda na perda de peso por prolongar a sensação de saciedade, suas vitaminas fortalecem o sistema imunológico, diminuem o colesterol ruim (LDL), mantém a saúde da pele, combate anemia, fortalece os ossos, entre outros benefícios.
- Suco de laranja: Brasil é o maior produtor mundial da commodity