Quando vemos um animal cheio de lã logo nos referimos a ele como ovelha, no entanto, nem sempre a denominação está correta. É preciso saber que as ovelhas são animais mamíferos quadrúpedes e herbívoros, com cerca de 1.400 espécies espalhadas pelo mundo.
Por isso, apesar de sempre fazer referência à família desse animal como ovelhas, é importante ressaltar que também existem os carneiros e cordeiros. Agora, entenda mais sobre as diferenças entre deles.
- Feiras do agronegócio: Confira o calendário de feiras e eventos em 2023
Ovelha, carneiro e cordeiro: qual a diferença?
Ovelha
As ovelhas vêm da mesma família dos carneiros e cordeiros, e são fêmeas no rebanho. Elas são as principais fontes de reprodução da sua espécie e também são amplamente utilizadas na ovinocultura para a produção de lã.
No Brasil, as raças mais comuns são a Hampshire e Suffolk, que gostam de clima ameno e precisam de mais alimentos. Essas espécies também são utilizadas com frequência para a reprodução de ovinos para corte.
Agora, se o objetivo é apenas a produção de lã, o ideal seria a raça australiana, a Polwarth e Merino australiano, que são as mais adequadas para climas quentes e pastagens em solos mais pobres.
É importante ressaltar que as ovelhas tem apenas um filhote por vez, entretanto, podem ter até três em uma mesma gestão, que dura cerca de cinco meses. Como são vivíparas, a reprodução é sexuada e o embrião se desenvolve dentro da placenta da mãe.
Carneiro
Ao contrário das ovelhas, os carneiros são os machos da família de ovinos, entre as principais diferenças estão os chifres. Além disso, assim como as ovelhas, são ótimos produtores de lã e também são considerados bons reprodutores de animais para corte.
Os cordeiros são animais adultos e, por causa da pelo macia e forte, são frequentemente usados para fazer tapetes, edredons, estofados e alguns sapatos de couro, mas também podem ser usados para corte, embora a carne não seja tão boa quanto das ovelhas.
- Como plantar banana: Saiba os benefícios de ter sua própria plantação
Cordeiro
A principal diferença entre o carneiro e o cordeiro é que o carneiro é um animal adulto, já o cordeiro é jovem, com no máximo um ano. Quando o objetivo da ovinocultura é o corte, a preferência é para o cordeiro.
De um modo geral, a qualidade da carne pode ser definida por sua composição aproximada, qualidade higiênica, cor, gordura, capacidade de retenção de líquidos, mármore e gordura de cobertura, sabor, aroma, etc. Neste quesito, fatores como idade do animal, peso ao abate, nutrição, sistema de manejo (pasto, confinamento), são determinantes.