O governo do Rio Grande do Sul disponibilizou nessa sexta-feira (31) o Plano Estadual de Ação de Respostas à Fauna, cujo objetivo é estabelecer ações e responsabilidades a respeito de animais domésticos e domesticados, silvestres e de produção de todos os portes, devido às enchentes que ocorreram nos municípios.
Com base na Defesa Civil do estado, desde o início da calamidade pública causada pelas chuvas, foram resgatados mais de 12,5 mil animais domésticos até esta sexta-feira
Plataforma no Rio Grande do Sul
No plano, o Grupo de Respostas a Animais em Desastres (GRAD-Brasil) será parceiro do estado gaúcho. Atualmente, o GRAD-Brasil coordena ações de busca, resgate e salvamento de animais e organiza as operações em abrigos onde ficam temporariamente os animais de estimação.
De acordo com o coordenador geral do GRAD-Brasil, Enderson Barreto, o grupo é parceiro do estado, mas se faz representando por centenas de milhares de outros voluntários.
A nova plataforma multifuncional é a base do planto elaborado pela Secretaria Estadual de Meio Ambiente, disponível pelo site da arcaanimal
A iniciativa emergencial ainda pretende fornecer um suporte à causa animal, com garantias para que os pets resgatados encontrem novos lares e voltem a se reunir com seus tutores, além de ter a oferta de lares temporários.
A ferramenta virtual irá reunir informações sobre a quantidade de animais abrigados e as espécies mapeadas, sendo possível filtrar por endereço onde estão abrigados.
Além de tentar resolver emergencialmente a situação dos animais resgatados no Rio Grande do Sul, os voluntários pretendem criar um modelo de resposta rápida e eficiente para futuras crises envolvendo animais em situações de desastres.
A plataforma virtual vai agilizar três ações consideradas estratégicas e fundamentais: a identificação e cadastro de animais em abrigos; a triagem para adoção e destinação a lares temporários e o auxílio a tutores na busca pelos pets perdidos.
Informações extraídas da Agência Brasil