O assunto do Podcast Agro2, desta quinta-feira (16/3), é a reinserção de jovens que cumprem medidas socioeducativas com o auxílio do curso de como cultivar hortas.
O projeto-piloto é um trabalho da Agência Goiana de Assistência Técnica, Extensão Rural e Pesquisa Agropecuária (Emater) e da Secretaria de Desenvolvimento Social (Seds), que começou em 2022 e oferece curso de Olericultura a reeducandos do Centro de Atendimento Socioeducativo (Case), do Conjunto Vera Cruz em Goiânia.
As aulas são ministradas pelo engenheiro agrônomo Jean Louis Martins, contam com cinco módulos e ensinam princípios básicos do cultivo de verduras e legumes para, posteriormente, tratar de aspectos relacionados ao preparo do solo, manejo, colheita, processamento e comercialização dos alimentos.
A ideia do projeto é ocupar o tempo desses jovens que estão presos, além de capacitá-los para implementar e conduzir seus próprios espaços voltados para a produção de hortaliças com baixo investimento inicial, uma forma de reinseri-los na sociedade já com uma oportunidade de recomeço.
Podcast Agro2: Curso de Horticultura para reeducandos
Neste episódio do bate-papo do podcast Agro2, os convidados são Robson Morais e Jean Louis Martins, engenheiros agrônomos da Emater Goiás, abordam sobre o trabalho da agência com o curso de horticultura, como o conteúdo é trabalhado com os jovens e os projetos de expansão para todo Estado de Goiás.
“O projeto leva o jovem a trabalhar a terra. Nós damos um certificado de qualificação de trabalho em hortas produzindo alimentos, pra ele sair do mundo do crime. Mostramos um mundo melhor de cidadão e nós como estado apoiamos ele a ter uma profissão, uma dignidade e autonomia financeira”, explica Robson Morais que também é um dos organizadores do projeto e especialista em Educação de Adultos e Agricultura Familiar.
O objetivo do projeto é depois que o jovem cumpre a medida socioeducativa, ele implante o que aprendeu e ainda conta com a assistência técnica da Emater, que o acompanha na implantação, gestão e manejo do negócio.
Em 2023, a ideia é expandir o projeto para outras instituições incluindo a educação de adultos que cumprem sentença em complexos prisionais de Goiás.
É o agronegócio mostrando seu valor não só econômico, mas também de inclusão social. O episódio está no ar no nosso Canal do YouTube e nas principais plataformas de podcasts. A apresentação fica por conta dos nossos hosts Pedro Maia e Janaina Honorato.