O deputado Lucas do Vale, representante do Sudoeste goiano pelo MDB, assume a liderança da recém-criada Frente Parlamentar do Agronegócio e da Infraestrutura na Assembleia Legislativa de Goiás (Alego). O parlamentar de Rio Verde, importante região produtora de Goiás, apresentou um pedido para estabelecer a Frente com o intuito de fortalecer as demandas do setor produtivo e fomentar o diálogo e as parcerias entre as duas áreas.
Lucas é produtor rural e acompanha regularmente as questões relacionadas ao setor produtivo. Ele afirmou que seu trabalho garantirá ainda mais a área, que é a base da economia goiana. “O agronegócio goiano encerrou 2022 com crescimento significativo em faturamento e volume de exportações, com um aumento de 62,8% se comparado com o ano de 2021, então nada mais justo do que viabilizarmos esse trabalho com o destaque que esse setor merece”, afirmou.
- Feiras do agronegócio: Confira o calendário de feiras e eventos em 2023
A Frente Parlamentar contará com 10 membros efetivos, incluindo Lucas do Vale pelo MDB, Alessandro Moreira pelo Progressistas, Antônio Gomide pelo PT, Gustavo Sebba pelo PSDB, Issy Quinan pelo MDB, Jamil Calife pelo Progressitas, Lineu Olímpio pelo MDB, Renato de Castro pela União Brasil, Rosângela Rezende pelo AGIR e Virmondes Cruvinel Filho pelo União Brasil.
Frente Parlamentar do Agronegócio da Alego
Lucas, na qualidade de coordenador da recém-criada Frente Parlamentar do Agronegócio e da Infraestrutura, irá liderar o diálogo com representantes de diversos segmentos do agronegócio, como agricultura, pecuária, pesca, silvicultura, exploração florestal e outros possíveis setores identificados posteriormente.
O objetivo é estimular políticas públicas que fortalecem a agricultura familiar, incentivam o agronegócio goiano com foco na modernização, agregam valor e estabelecem parcerias para a exportação, além de ampliar o diálogo entre os diversos grupos de interesse. Tais ações buscam fortalecer a convergência em questões relacionadas à preservação ambiental.
Com relação à infraestrutura, a Frente pretende trabalhar em conjunto com os principais setores da economia de Goiás, com o propósito de estabelecer o cenário ideal para a adoção das melhores estratégias, considerando as informações secundárias do sistema de transportes do estado, incluindo rodovias, aeroportos , ferrovias e hidrovias.
Importante destacar que os trabalhos serão executados sem custos para o Parlamento, membros ou colaboradores. Apenas os espaços físicos da Alego serão utilizados para a realização das atividades.
- Produção de cerveja: Embrapa inova ao testar bioinsumo para ampliar cultivo de lúpulo