O presidente Luiz Inácio Lula da Silva, estreou um quadro semanal no seu canal nas redes sociais, chamado ‘Conversa com o Presidente’.
Na primeira entrevista, nesta terça-feira (13/6), Lula afirmou não ter problemas com o agronegócio.
Lula e o Agronegócio
Durante a conversa, apresentada pelo jornalista Marcos Uchôa, Lula disse estar extremamente satisfeito com os seis meses de governo, reforçou ainda que o agronegócio cresceu em qualidade depois do financiamento realizado em seus mandatos anteriores.
“Eu nunca tive problema com agronegócio. Eu governei oito anos esse país e eles sabem o que nós fizemos por eles. Eles sabem que temos muita responsabilidade com o salto de qualidade que deu a agricultura brasileira por causa do financiamento que nós fazíamos. Eles sabe que do ponto de vista econômico, eles não têm problemas conosco, do ponto de vista de financiamento, o problema pode ser ideológico”, afirma Lula.
Plano Safra 2023/24
Produtores estão na expectativa para a liberação do Plano Safra 2023/24, que segundo o Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa) deve ser divulgado na última semana de junho. O governo sinalizou que os recursos serão mais robustos que o anterior e focado na produção agropecuária sustentável.
Lula reforçou que os ministérios da Agricultura e do Desenvolvimento Agrário anunciarão em breve o novo Plano Safra, que vai incluir todos os produtores e que não há incompatibilidade entre pequenos, médios produtores e grandes produtores.
“Nós vamos anunciar o Plano Safra agora, tanto para a agricultura familiar quanto para o agronegócio, e eles vão perceber que da parte do governo não há nenhuma objeção a eles” disse.
- Gripe aviária: Mapa divulga painel com casos confirmados
Reforma agrária
Segundo Lula, o governo vem estudando estratégias para implantar a reforma agrária no Brasil, entre elas solicitou ao ministro do Desenvolvimento Agrário, Paulo Teixeira, que o Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra) faça um levantamento de terras improdutivas, para que o governo articule com os movimentos e entidades, o assentamento de famílias.
“Eu disse ao Paulo Teixeira que não precisa mais invadir terra. Se quem faz o levantamento da terra improdutiva é o Incra. A partir daí vamos discutir a ocupação dessa terra, é simples, não precisa ter barulho, guerra. O que precisa ter é competência e capacidade de articulação”, afirma.
‘Conversa com o Presidente’
No vídeo do quadro ‘Conversa com o Presidente’, no minuto 12:33, Lula afirma em live: “Eu nunca tive problema com agronegócio”. Assista: