O mercado de aviação agrícola tem crescido cada vez mais e ganhando notoriedade entre os produtores agropecuários. Este é um importante ponto a ser abordado durante a Tecnoshow Comigo, tendo em vista que é um mercado crescente e que a Fort Aviação Agrícola é uma das empresas com estante confirmado durante o evento.
Entretanto, muitos visitantes e profissionais do agronegócio gostam de pesquisar e saber mais sobre a empresa e seu ramo de atuação antes de conhecer o estande. Isto acontece porque a Tecnoshow recebe uma grande quantidade de expositores e locações, assim o visitante precisa se organizar previamente para conseguir passar por todos os nichos de mercado e estantes que deseja.
Se a aviação agrícola é um nicho de mercado que atiça a sua curiosidade, está é uma ótima oportunidade para investir nesta técnica dentro da sua produção rural. Antes de mais nada, é preciso ter em mente que este é um mercado que se encontra com um crescimento médio anual de cerca de 5%, desde que o primeiro voo foi realizado, no Brasil, no final da década de 1940.
Empresas voltadas para as tecnologias no campo fizeram um levantamento e apontaram que, em 2016, existiam no país aproximadamente 2 mil aeronaves voltadas, exclusivamente, para voos agrícolas. É importante ressaltar que este tipo de atividade voltada para o agronegócio, e com presença confirmada na 19ª edição da Tecnoshow Comigo, tem ampla atuação na agricultura.
Dentre as diversas oportunidades da aviação nas lavouras podemos citar a aplicação de fertilizantes, inseticidas, herbicidas e diversas outras substâncias que auxiliam no produtor rural. Entretanto, cada empresa tem sua própria especialidade dentro do mercado de aviação, levando em consideração aspectos como o tipo de cultura e o objetivo do agricultor.
Fort Aviação Agrícola, presença confirmada na Tecnoshow Comigo 2022
A Fort Aviação é uma empresa destinada à contratação de voos agrícolas, especialmente para a aplicação aérea de sementes, fertilizantes, adubos, herbicidas, inseticidas e fungicidas, atendendo culturas de soja, milho, cana-de-açúcar, aveia, trigo, arroz, algodão, cítricos, feijão, sorgo e eucalipto, entre outras.
Criada em dezembro de 2007, a Fort tem sua sede localizada na cidade de Rio Verde, região sudoeste do Estado de Goiás, e nasceu do desejo de dois amigos de prestarem um bom serviço de aviação ao setor agrícola. “A Fort nasceu da ideia de um amigo piloto que me propôs abrir uma empresa de aviação agrícola. A aviação envolve muito dinheiro e, na época, a gente não tinha quase nada. Então, a princípio, eu refuguei” conta Clertan Alves, um dos proprietários da Fort Aviação Agrícola.
“A gente precisa estar mais atento às oportunidades! Na época, surgiu uma aeronave usada e que estava parada, nós olhamos essa aeronave, fizemos uma oferta e compramos. Fizemos também o arrendamento de uma outra e começamos a empresa com duas aeronaves. Uma nossa, que compramos e pagamos, e uma arrendada” relembra o CEO, que completa dizendo que as aeronaves precisaram passar por uma reforma geral para que tivessem condições de voo com segurança.
Em relação ao local de instalação da empresa, o expositor da Tecnoshow diz que ele e o sócio precisaram arrendar uma propriedade rural, com galpão, próximo a Rio Verde para construir o hangar da Fort Aviação. “Não tinha nada lá. Não tinha água, não tinha energia. Só tinha a estrutura do barracão. Nos fizemos tudo o que podíamos para ter o mínimo de conforto para trabalhar e atender bem os clientes” completou Clertan.
Se há um ponto em comum entre a Tecnoshow Comigo e a Fort Aviação Agrícola, além de trabalharem para o melhor desenvolvimento do agronegócio, este ponto é a preocupação em prestar um bom serviço aos produtores rurais. Questionado sobre o grande diferencial da Fort Aviação, em relação aos seus concorrentes, Clertan não teve dúvidas ao responder.
“Nos não abrimos mão de prestar um serviço de qualidade. A empresa investe muito em aeronaves e equipamentos novos, buscando também novas tecnologias de aplicação, usando produtos com garantia e realizando treinamentos com o pessoal. Então, estes são diferenciais que as outras empresas não investem” disse ele.
Vale relembrar que a Fort Aviação Agrícola faz parte dos expositores confirmados na 19ª edição da Tecnoshow Comigo, que acontece entre os dias 4 e 8 de abril, em Rio Verde – Goiás.