Apicultores e agricultores podem dividir a mesma região de atividade, mas ainda assim não saberem do trabalho do outro. Um aplicativo busca conectar o produtor rural ao criador de abelhas e avisar quando aplicará defensivos agrícolas, auxiliando na proteção dos insetos polinizadores.
A mortalidade de abelhas impacta na produção de mel e derivados e também no meio ambiente e na agricultura. Por isso, a plataforma Colmeia Viva liga apicultores e produtores para preservar espécies de abelhas, que polinizam as flores das plantas.
Aplicativo conecta produtores na proteção de abelhas
Segundo a Organização das Nações Unidas para a Alimentação e a Agricultura (FAO), 70% das culturas agrícolas dependem de insetos polinizadores, como as abelhas, para garantir uma alta produtividade e qualidade dos alimentos. A estimativa é que existam mais de 20 mil espécies de abelhas em todo o mundo.
O objetivo do aplicativo Colmeia Viva é ser um ambiente digital que facilita o diálogo entre os agricultores e criadores de abelhas, identificando áreas agrícolas próximas de atividades apícolas, para assim, tomar ações preventivas contra intoxicação e morte das abelhas.
O canal de atendimento é uma iniciativa voluntária e gratuita do setor de defensivos agrícolas, gerenciada pelo Sindicato Nacional da Indústria de Produtos para Defesa Vegetal (Sindiveg), que representa 98% do mercado de defensivos.
Quando o agricultor avisa da pulverização, o mapeamento marca as propriedades com lavouras e criadores de abelhas. Quando o apiário é identificado no raio de 6 km da plantação, o aplicativp notifica os usuários e permite que eles conversem entre si em um chat, auxiliando os criadores de abelhas a proteger os apiários.
Assistência técnica
Dentro do aplicativo, há ainda uma linha direta que esclarece dúvidas e compartilha as boas práticas para a prevenção e mitigação da mortalidade de abelhas e que atende agricultores, criadores de abelhas, aplicadores de defensivos agrícolas, distribuidores, revendedores e equipes de vendas das empresas signatárias.
Para agricultores é possível ter assistência nos seguintes casos:
- Dúvidas sobre incidentes com abelhas por aplicação de defensivos agrícolas;
- Se encontrar colmeias não identificadas na propriedade agrícola;
- Se precisar de orientações sobre boas práticas como: técnicas amigáveis às abelhas, incentivo à visitação de abelhas na cultura, localização segura para instalação de apiários, comunicação com criadores de abelhas.
Já os apicultores recebem ajuda nessas situações:
- Se verificar perdas de colmeias e abelhas em seus apiários;
- Caso necessite de suporte no entendimento das causas de mortalidade;
- Se precisar de orientações em caso de incidente com abelhas e aplicação de defensivos;
- Orientações e aquisição do protocolo de análise de resíduos em abelhas;
- Orientações como localização segura para instalação de apiários, formalização de pasto apícola, medidas de proteção de apiários, manejo apícola e fontes de alimentação, comunicação com agricultores.
Empresas de defensivos agrícolas podem pedir auxílio quando:
- Precisarem encaminhar dúvidas e casos de seus clientes;
- Se quiserem saber mais sobre práticas e regras de aplicação de defensivos agrícolas seguras.
Como usar a plataforma?
Basta baixar o aplicativo Colmeia Viva, disponível na loja do celular para Android ou IOS.
Além disso, o Programa Colmeia Viva fornece um canal atendimento gratuito para esclarecer dúvidas e compartilhar informações especializadas para qualquer região do Brasil, através do número 0800 771 8000, que atende de segunda à sexta, das 7h às 19h.