Durante a última semana, representantes da Agência de Defesa Agropecuária da Bahia (Adab) realizaram uma visita à Agência Goiana de Defesa Agropecuária (Agrodefesa) para obter acordo de uso de uma tecnologia goiana voltada para o agronegócio.
O objetivo da visita foi consolidar a cessão de uso do Sistema de Defesa Agropecuária de Goiás (Sidago) e conhecer as ações desenvolvidas no Estado.
tecnologia goiana do agronegócio
Em 2019, a Adab já havia firmado um Termo de Cooperação com o estado de Goiás para ter acesso ao Sidago. No entanto, o processo não teve continuidade naquele momento. Agora, a agência retoma o interesse pela tecnologia.
O Sidago foi desenvolvido pelo governo goiano com o propósito de tornar a vida do produtor rural mais fácil e prática.
Através do sistema, é possível realizar diversas operações pelo celular, como emitir Guias de Trânsito Animal (GTAs), tirar notas fiscais, cadastrar lavouras, solicitar autorização para aquisição de mudas, consultar rebanhos, registrar vacinações e outras funcionalidades importantes.
José Ricardo Caixeta Ramos, presidente da Agrodefesa, destaca que o Sidago é uma plataforma criada em Goiás e que atualmente é considerada uma referência em todo o país.
“Já exportamos para 14 estados, unidades da Federação que conheceram o sistema, verificaram a importância da tecnologia e assinaram acordos de cooperação para poderem utilizar o Sidago como forma de desburocratizar o trabalho do produtor”, disse.
O titular ainda reforça que a importância do Sidago para o campo, devido seu papel de garantir a sanidade animal e vegetal dos produtos comercializados no setor agropecuário.
Ele explica que ao ceder o uso do sistema para outros estados, Goiás está contribuindo ativamente com a política de defesa agropecuária em nível nacional e possibilitando o avanço econômico e tecnológico do setor.
O sistema
A equipe de Tecnologia da Informação (TI) da Agrodefesa foi responsável pelo desenvolvimento do Sistema de Defesa Agropecuária de Goiás.
Essa plataforma reúne informações estratégicas relacionadas à defesa agropecuária animal e vegetal. Além disso, ela possibilita o acompanhamento em tempo real do trânsito de produtos agropecuários, conferindo ao gestor a capacidade de tomar decisões assertivas com base em dados precisos.
Com essa iniciativa, pecuaristas e agropecuaristas de todo o país, que estejam devidamente cadastrados, têm acesso à tecnologia na palma da mão, permitindo o acesso a informações cruciais para a tomada de decisões estratégicas no campo.
Para usar o aplicativo, o produtor deve possuir login e senha do Sidago. Caso ainda não possua, poderá obter uma senha acessando o site da Agrodefesa (www.agrodefesa.go.gov.br), no ícone Sidago e depois no link Primeiro Acesso.