O sistema de energia fotovoltaica tem ganhado cada vez mais espaço e atraído a atenção de diversos investidores e pessoas que buscam uma tecnologia limpa e sustentável, inclusive dentro do agronegócio. O uso de energia solar dentro das propriedades rurais chega a cerca de 8,7% no Brasil, apesar do baixo percentual a implementação deste sistema tem crescido cada vez mais.
O agronegócio é um dos pilares econômicos do Brasil e mesmo com a crise causada pela pandemia de covid-19, a produção rural surpreendeu ao corresponder aproximadamente 25% de todo PIB brasileiro em 2020, além de ter mostrado um ótimo crescimento durante este período.
Levando em consideração a importância da agricultura, agropecuária e agronegócio de modo geral, optar pela instalação de tecnologias fotovoltaicas é uma forma de reduzir custos e aumentar a competitividade empresarial da propriedade rural, tendo em vista que a fazenda necessita de energia para completar quase todo ciclo de produção.
Vantagens de instalar o sistema de energia solar na propriedade rural
Com a instalação do sistema de energia solar, o produtor rural consegue otimizar os seus gastos, pois não haverá o custo de geradores a diesel. Ou pelo menos, a quantidade de combustível utilizada será menor. Dentre as vantagens da implementação de energia solar, temos a utilização da energia limpa:
- Na irrigação da plantação
- Para bombear água para os animais
- Para bombear água para a sede da sua fazenda
- Na cerca elétrica em torno da fazenda
- Para maximizar a produção de leite
- Na cerca elétrica para manejo de animais
- Na estufa solar (secagem de grãos, madeiras e outros alimentos)
A principal vantagem da energia solar para o produtor rural é a economia gerada por ela. Estima-se que com a implementação do sistema fotovoltaico, é possível reduzir o gasto de energia em até 95%. Como vantagem temos também a atração de investidores e novos clientes que estão ligados ao consumo sustentável.
Como é feita a instalação?
A instalação do sistema deve ser feito por profissionais do ramo, todavia o produtor não precisa se preocupar, pois as atividades produtivas não precisam cessar para que a instalação seja feita. Outra vantagem é que os painéis são instalados de forma simples e rápida, além de não necessitarem de manutenção frequente. O ideal é que a limpeza seja feita a cada 6 meses para remover o excesso de sujeira.
Apesar de ser um mercado em constante expansão, o retorno sobre o investimento aplicado para a instalação pode demorar de 5 a 10 anos. Já a vida útil dos painéis é de cerca de 25 anos. Em relação as linhas de crédito para financiamento, estás são de fácil acesso, tendo em vista que os bancos estão investindo cada vez mais na produção de energia limpa e renovável, oferecendo, inclusive, linhas de crédito exclusivas.